HGT realiza o Outubro Rosa itinerante e descentraliza a oferta de mamografias

1
HGT realiza o Outubro Rosa itinerante e descentraliza a oferta de mamografias
Imagem: Divulgação

Além de realizar uma campanha interna entre usuárias e colaboradoras, desde o início do mês, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), no nordeste paraense, iniciou nessa semana, mais uma ação em saúde alusiva ao câncer de mama, dessa vez, proporcionando ao público externo o “Outubro Rosa itinerante”.

Com a temática: “Prevenção é o melhor remédio contra o Câncer”, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) esteve na quinta (20) e na última sexta-feira (21), em uma multinacional e em uma unidade financeira,  realizando entre as colaboradoras e cooperadas uma roda de palestras sobre o tema, de forma lúdica, com um expositor de mamas para as participantes identificarem um possível nódulo mamário; além da entrega de material informativo. A caravana da saúde do HGT segue na próxima semana para escolas particulares e públicas da cidade e mercado municipal.

“O HGT procura investir no bem-estar não somente de quem vai à unidade hospitalar em busca de atendimento. Toda a comunidade é importante para nós. Nesses dois dias, pensamos em trazer a este público, que graças a Deus está bem, uma educação em saúde para preveni-las da comorbidade; não somente a elas, mas transmitir por meio delas informações aos familiares e amigos”, pontuou Aladmilla Freitas, coordenadora do GTH.

Segundo estima o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para o triênio 20/21/22, serão diagnosticados no Brasil, mais de 66 mil novos casos de câncer de mama, com um risco estimado em 61,61% de casos a cada 100 mil mulheres.

De acordo com a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Emanuelle Campiolo, o sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. “A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso, é importante sempre consultar um médico para avaliação completa”.

Ainda de acordo com a profissional, toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um Ambulatório, Centro ou Posto de Saúde para realizar o exame clínico das mamas, anualmente. “Por isso, a mulher, entre 50 e 69 anos, deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo quando não há sintomas”, complementa Campiolo.

HGT realiza o Outubro Rosa itinerante e descentraliza a oferta de mamografias
Imagem: Divulgação

Descentralização – A mamografia é um procedimento muito simples que consiste em um raios-X da mama e permite, assim, descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno. Para a prevenção e auxílio à saúde da mulher, o HGT proporciona este exame.

Apenas em outubro, a unidade hospitalar está recebendo abertamente o agendamento para a realização do exame de mamografia, diferente dos outros meses em que o agendamento somente é realizado através da Regulação. O serviço em saúde funciona de segunda a sexta-feira, de 14h às 18h.

“Abrimos este mês para descentralizar a demanda de solicitações na região e também dar oportunidades a mais mulheres para realizarem o procedimento incentivando a prevenção a este câncer. Basta ela vir ao hospital, na recepção do ambulatório, munida de um documento de identidade original. No mesmo momento em que ela realizar o cadastro, esta mulher já será encaminhada à sala de exames. Diferente, nos outros meses, proporcionamos um determinado número de vagas”, pontuou Aldo Vasconcelos, líder de atendimento no HGT.

Uma das contempladas com a ação dentro da empresa onde trabalha, Layana Lima, supervisora agrícola, de 30 anos, atualmente não está na faixa etária para realizar o exame, mas promete que vai ao HGT levar familiares.

“É muito importante essa parceria entre a nossa empresa e o hospital para trazer às colaboradoras informação em saúde; a empresa se preocupar com a nossa saúde é válido. Com certeza, com as informações que obtive aqui, levarei ao máximo a todas as mulheres, inclusive, aproveitando a disponibilidade, irei levar a minha mãe e a minha sogra para o exame e preveni-las”, finalizou.

Em 2022, nos últimos nove meses, o HGT já conduziu cerca de mil exames de mamografias. Com o procedimento sendo aberto ao público neste mês, em uma semana, a unidade hospitalar realizou mais de 70 exames.

Estrutura – O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícias Rodoviárias Estadual e Federal.

Serviço:  O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.

Texto: Pallmer Barros
Fonte: Agência Pará

 

Leia mais no site:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here