Lula comemora 79 anos; história de lutas, superação e vitórias

0
Lula comemora 79 anos; história de lutas, superação e vitórias
Segundo Roberto Kalil Filho, médico de Lula, o procedimento foi um sucesso / Foto: Reprodução

Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 27 de outubro de 1945, em Garanhuns, estado de Pernambuco. Hoje completa 79 anos, com uma história de muitas adversidades, superação e vitórias.

Ex-metalúrgico, nos anos 70 deu início a sua jornada como líder sindical, nos anos 80 ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT), uma das principais lideranças das “Diretas Já”, Movimento pela Redemocratização do País. Em 1986, se elegeu deputado federal por São Paulo, em 1989 disputou a Presidência da República, em um segundo turno acirrado perdeu para Fernando Collor de Melo. Perdeu também as eleições de 1994 e 1998 para Fernando Henrique Cardoso.

Lula, então dirigente sindical, fala a metalúrgicos em greve, no Estádio da Vila Euclides, em São Bernardo do Campo, em 1979 (IRMO CELSO/VEJA)

Eleições e Impeachment

Em 2002, Lula venceu as eleições presidenciais derrotando José Serra (PSDB), em 2006 voltou a derrotar outro candidato tucano, Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo, no segundo, 58,2 milhões de votos de Alckmin, e 60,83% dos votos válidos para Lula, reeleito. Lula ainda faria a sucessão, Dilma Rousseff eleita em 2010 e reeleita em 2014, sofrendo Impeachment em 31 de agosto de 2016.

Os infernos de Lula vieram com o Mensalão, 2005, ainda em seu primeiro mandato. Depois a Operação Lava Jato, que resultou em sua prisão, 580 dias, o atual presidente ficou detido em Curitiba, no Paraná. Ao sair da cadeia, Lula se candidata em 2022 e vence com 50,90% (60,3 milhões de votos), contra 49,10% (58,2 milhões de votos) de Bolsonaro, o primeiro a fracassar na história quanto a reeleição.

Lula uma das principais lideranças das “Diretas Já” / Foto: Instituto Lula

Líder Popular

Lula em sua história superou todo o preconceito da elite brasileira presente em todos os setores e dos hoje chamados “Pobre de Direita”. Como líder popular e representante das lutas reais da classe trabalhadora, superou os estereótipos e acusações; fechar igrejas, acabar com a família, acabar com a democracia e transformar o Brasil em uma ditadura comunista. Porém, a história tem mostrado que seus acusadores são os que promovem os rompimentos institucionais e o desrespeito para com os poderes, imprensa, religião e sociedade.

Lula em sua história superou todo o preconceito da elite brasileira presente em todos os setores e dos hoje chamados “Pobre de Direita – Foto: Ricardo Stuckert

Em seu aniversário de 79 anos, Lula é homenageado por lideranças nacionais e internacionais como presidente, estadista, defensor da democracia e Filho do Brasil.

O ministro das cidades, Jader Filho, parabenizou nas redes sociais o presidente: