Em resposta à manifestação de interesse dos Estados Unidos em minerais brasileiros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta quinta-feira (24) que o presidente Donald Trump deve respeitar a soberania do Brasil. Lula afirmou incisivamente que “ninguém põe a mão” nos recursos naturais do país.
Em evento no Vale do Jequitinhonha (MG), o presidente ressaltou a riqueza brasileira, dizendo: “Nós temos 12% da água doce do mundo para proteger. Nós temos 215 milhões de pessoas para proteger. Nós temos todo o nosso petróleo para proteger. Nós temos todo o nosso ouro para proteger. Nós temos todos os minerais ricos que vocês querem para proteger. E aqui ninguém põe a mão. Este país é do povo brasileiro”.
Ele também dirigiu-se diretamente a Trump, afirmando: “Eu queria dizer para o presidente Trump: a nossa soberania é feita por esse povo brasileiro que trabalha, que produz”.
Na quarta-feira, 23, Gabriel Escobar, que atua como um embaixador interino dos Estados Unidos no Brasil, disse a empresários brasileiros do setor de mineração que a gestão Trump tem interesse na exploração de minerais como o lítio, o nióbio e terras raras. Os minérios são essenciais para o setor de tecnologia.
Com Informações do Correio Braziliense.