Lula reforça comparação entre Israel e Hitler, mas nega uso do termo ‘Holocausto’

0
Datafolha: Lula tem avaliação semelhante a Bolsonaro no mesmo período de gestão
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresenta uma aprovação de 35% entre os brasileiros, enquanto 33% desaprovam seu governo. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou a posição contra a ofensiva israelense a Gaza em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, da Rede TV!, na manhã de terça-feira (27/2), no Palácio do Planalto.

  • Sobre a comparação entre as ações de Israel e Hitler, Lula reforçou que repetiria a afirmação.

“Eu diria a mesma coisa. Porque é exatamente o que está acontecendo na Faixa de Gaza. A gente não pode ser hipócrita de achar que uma morte é diferente da outra. Você não tem na Faixa de Gaza uma guerra de um exército altamente preparado contra outro exército altamente preparado. Você tem uma guerra de um exército altamente preparado contra mulheres e crianças (…) Quantas pessoas do Hamas já foram apresentadas mortas? Você inventa determinadas mentiras e passa a trabalhar como se fosse verdade”, disse.

Lula ainda pontuou que não usou a palavra “Holocausto” durante a polêmica declaração contra Israel. “Eu não disse nem a palavra Holocausto. Holocausto foi a interpretação do primeiro-ministro de Israel, não foi minha (…). Eu não esperava que o governo de Israel fosse compreender. Porque eu conheço o cidadão historicamente já há algum tempo. Eu sei o que ele pensa ideologicamente.”

Com informações de Estado de Minas.