O candidato à Presidência do MDB afirmou que o país precisa de um presidente com ‘experiência concreta’ no tema
O MDB promete reduzir impostos com controle de despesas e simplificação tributária. A proposta do candidato do partido, Henrique Meirelles, é dar continuidade às reformas discutidas no governo do presidente Michel Temer, e ir além: digitalizar o Brasil e, por consequência, reduzir burocracias no país, como na saúde pública.
As reformas da Previdência e tributária serão fundamentais para aquecer a economia e reduzir os gastos. Para isso, Meirelles avalia que o país precisa de um candidato com “experiência concreta”. “Para cortar despesas, precisamos mudar a Constituição. Para fazer isso, vamos precisar de um presidente comprometido com essas mudanças. É muito fácil ser populista e prometer isso e aquilo. A discussão é feita principalmente por candidatos com muita experiência e que já foram candidatos várias vezes. Mas que, na realidade não têm experiência concreta de resolver o problema dos senhores e senhoras”, declarou o ex-ministro nesta terça-feira (14/8).
O emedebista não se conteve e foi duro com críticas aos rivais na corrida eleitoral. “Não se deixe enganar pelo palavrório. É uma questão de competência de quem sabe fazer. Não existe mágica. A vida é feita de trabalho duro. Às vezes o povo fala bonito.Mas é importante que tenhamos resultados”, ponderou, em evento organizado pela União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços (Unecs). Para o candidato, as experiências à frente do Banco Central, na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e como ministro no governo Temer, o credenciam a recuperar o país.
A retomada da atividade econômica projetada por Meirelles com a adoção das reformas possibilitará melhor utilização de gastos para segurança, educação e saúde. “Em momento que o Brasil cresce, governos estaduais arrecadam mais e municípios vão ter condições de investir nas polícias e contratar equipamentos”, disse. “70% das crianças estudam em escolas municipais. Vamos precisar de ter, de fato, um processo onde os municípios tenham recurso para isso”, ponderou.
O processo de informatização possibilitará também uma vida melhor à população e aos empresários, projeta Meirelles. “Temos que colocar os serviços na palma da mão de cada comerciante e cada consumidor. Hoje, já existe tecnologia para isso. A minha ideia é criar um gabinete digital ligado diretamente ao presidente da República. Quero acompanhar soluções diariamente”, destacou.
A digitalização proposta por Meirelles terá forte atuação na saúde pública. A ideia é que cada brasileiro tenha um cartão único de saúde, com informações como histórico, prescrições. “Mais importante ainda na questão das filas. A marcação de consulta pode e deve ser feita de forma digital. O problema não é uma questão de falta de tempo do médico, que também existe, mas uma questão de organização”, disse.
Fonte: Correio Braziliense