Moju | O vereador Leandro do Ie-Ié, do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) apresentou requerimento na Câmara Municipal de Moju para que fosse criado um auxílio municipal no valor de R$200,00 por três meses, para atender trabalhadores informais, como feirantes, vendedores ambulantes, dentre outros, em virtude da crise financeira provocada pela Pandemia da Covid-19.
Mas o requerimento na sessão online da última sexta-feira (09) foi barrado pelos vereadores por 7×3, outros vereadores se abstiveram do voto. Nas palavras do jornalista, Carlos Silva, apresentador do Conexão Notícias SBT, de Abaetetuba, em vídeo, diz que se quer o requerimento será analisado.
Um dos pontos do requerimento reconhece o município como responsável para realizar ações que organize o auxílio “O Governo Municipal deverá realizar um cadastro desses trabalhadores, e ainda definir as regras sobre como os trabalhadores serão selecionados para receber o Auxilio..”, mesmo assim se quer disponibilizaram para analise.
A Câmara rejeitando o requerimento livrou a prefeita Nilma Lima, do MDB, de qualquer indisposição junto a sociedade mojuense, porém os vereadores ficarão com o ônus de terem barrado um auxílio que ajudaria muitas famílias do trabalho informal que hoje sofre profundamente os efeitos da pandemia.
OUTRO LADO
O jornalista Taciano Cassimiro conversou com a presidente da Câmara Municipal de Moju, a vereadora professora Eliomar Cruz, do MDB, que informou que após reunião com advogados da casa de leis se manifestará sobre a decisão tomada na sessão.
OBSERVAÇÃO
É importante diante destas situações não fazer nenhum julgamento precipitado ou movido por politicagem ou atacar vereadores, pois em torno do assunto existem razões políticas, e principalmente econômicas que podem justificar ou não a decisão dos vereadores de barrar o requerimento do vereador Leandro do Ie-Ié. Porém é de suma importância que a Câmara explique publicamente a decisão.
Abaixo vereadores com a mão levantada votaram em favor do requerimento: