Durante uma sessão na Câmara Municipal de São Paulo, a vereadora Cris Monteiro (Novo) declarou que “mulher branca, bonita e rica incomoda”, enquanto discursava sobre o reajuste dos servidores municipais. A fala foi feita após ela pedir que a colega Luana Alves (PSOL) se calasse. O comentário gerou grande reação dos presentes, especialmente de sindicalistas que acompanhavam a votação.
A declaração foi imediatamente rebatida por Luana Alves, que é negra e classificou a fala como racista. Diante do tumulto, a sessão chegou a ser interrompida e o áudio da transmissão oficial foi cortado temporariamente. O episódio gerou pedidos de suspensão da sessão e causou forte repercussão entre os vereadores e nas redes sociais.
Após o retorno da transmissão, a vereadora pediu desculpas, afirmando que não teve a intenção de ofender ninguém. Ela disse que estava apenas defendendo suas ideias no espaço garantido aos parlamentares.
“Lamento profundamente se alguém em particular se sentiu ofendido com a minha fala, não foi minha intenção. Faço uso da tribuna, como qualquer parlamentar, para defender minhas ideias e falar o que penso”, disse.
Assista:
Vereadora de SP é vaiada e reage dizendo que ‘mulher branca, bonita e rica incomoda’: https://t.co/VD9kBMXHDY pic.twitter.com/hhB4zxVKM3
— Diário do Nordeste (@diarioonline) April 30, 2025