O Delegado Deputado Estadual Toni Cunha, do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), após a última sessão da Alepa (Assembleia Legislativa do Pará), o deputado participou da CPI (Comissão Processante de Inquérito) da Vale, para investigar a atuação da mineradora no Pará.
Cunha foi duro em sua entrevista e disse “Não querem investigar de fato os maus feitos da Vale” e disse que a CPI parece mais um instrumento de chantagem diante das negativas de oitivas de interrogatório do Secretário da Fazenda.
O deputado ainda disse “Eu não sei o que essa CPI teme em relação ao membros Ministério Público Federal e da Polícia Federal“, a fala do deputado são respostas as negativas de oitivas solicitadas pelo parlamentar.
Toni Cunha também faz criticas ao governador Helder Barbalho “O que quer o governo do estado ao usar a Assembleia Legislativa do Pará, não pra investigar a empresa Vale, mas para satisfazer interesses pessoais“. O deputado tem se destacado no parlamento ao criticar todas as movimentações do governo do estado que atentam contra a boa política.
A CPI da Vale tem sido chamada de “A CPI da Vergonha”.