O colunista – O bom gestor político

0

Em meio a tantos escândalos, corrupção e mentiras a classe política vem tentando sobreviver e nós estamos perseverando para acreditar que tudo vale a pena quando a alma não é pequena. O bom político é aquele ético e honesto, que luta pelos anseios da população.

. Nós, cidadãos, precisamos nos posicionar e aprender que é preciso participar, discutir, apresentar ideias e apoiar candidatos que não nos darão as costas no pós-campanha. Que caminharão conosco, dando vez e voz, sendo amigo daqueles que contribuíram para seu mandato. Atendendo uma coletividade, grupos e trazendo vários benefícios.

Temos que interagir com nossos representantes, buscando informações, cobrando soluções para os problemas sociais, acompanhando o mandato, requerimentos, pedidos, e reivindicações populares. Saber escolher, reconhecer o que é bom de verdade.

O papel do político é ser um representante da sociedade, é constituir-se em advogado de causas comunitárias e sociais, todo agente político é mero funcionário do povo, repito, somos nós que pagamos seus excelentes salários.

A nova política, adotada atualmente, principalmente pela juventude, defende que a roupagem do político deve ser alguém aberto a receber permanentemente demandas vindas da sociedade, sejam individuais ou coletivas. Que defenda a luta social, de classes, de entidades, que atue com vontade para melhorar a vida dos brasileiros.

A principal característica que faz de um cidadão um bom político é sua capacidade de colocar o interesse público acima dos seus próprios interesses. E olha que está difícil nossos representantes não colocarem interesses ocultos acima de tudo e todos.

Um bom gestor é aquele que sabe focar no que é necessário para a maioria. Aqui vou citar o conceito de liderança contida no livro O Monge e o Executivo, de James C. Hunter, “liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”.

A política é fundamental, estar aberto às mudanças, quebrando paradigmas. O papel do líder é servir constantemente ao povo; quem não tem este perfil pede pra sair. Acredito em mudanças e vamos juntos na construção de um mundo igualitário e justo.
MANOEL AUGUSTO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here