O deputado Igor Normando protocolou ontem (06) durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) um requerimento cobrando providências da Prefeitura de Belém sobre quais medidas estão sendo tomadas para a redução da tração animal na cidade em cumprimento da lei aprovada e sancionada no final de 2018 .
No final de 2018, o projeto de lei de autoria do deputado enquanto era vereador visa minimizar gradativamente o uso de trabalho de animais em carroças no trânsito da cidade. No entanto, mesmo depois da lei sancionada há dois anos, a regulamentação da Lei é quase inexistente em Belém, o que acarreta frequentemente diversas denúncias sobre abandono e maus-tratos contra cavalos no centro urbano.
Uma das soluções para o problema é a implementação do projeto de capacitação dos carroceiros e a implementação dos chamados “cavalos de lata”, carroças feitas de lata, que já são utilizados em cidades como Belo Horizonte e Salvador. O Deputado aproveitou para anunciar que destinará 50 mil reais em emendas para incentivar
a aquisição de cavalos de lata pela prefeitura de Belém.
Como defensor da causa animal, o deputado frisa a importância de medidas urgentes e de aplicabilidade. Os animais, em condições indignas, explorados a vida inteira por carroceiros, vêm sofrendo com o cansaço, com a carga e com o sol, sendo logo depois abandonados em avenidas e terrenos. “A lei precisa ser aplicada, esse projeto que virou lei foi construído pelo nosso mandato com diversas entidades, ongs e protetores da causa animal. O que vemos atualmente são diversas denúncias de maus-tratos e abandono de cavalos da cidade”, explicou o deputado.