Oito transformadores clandestinos de energia elétrica foram retirados da rede de alta tensão da Celpa ao longo da rodovia PA-150, zona rural do município de Jacundá, sudeste do Pará, esta semana. De acordo com a empresa, a rede abastecia assentamentos e foi feita sem os padrões de segurança necessários para evitar acidentes.
A Celpa informou ainda que as instalações causavam riscos para as pessoas que conviviam próximo ao local, por se tratar de postes de madeira, com vazamento de energia, fora do padrão de altura e feitas com materiais sem qualidade.
“O desvio de energia que estava ocorrendo nessas redes prejudica o fornecimento das localidades próximas, pois gera um aumento de carga que não estava previsto nas instalações da concessionária”, explicou o executivo de recuperação de energia, Uziel Mendes.
Operação
A operação iniciou no município de Goianésia, no final do mês de setembro, e já passou também por Marabá, quando foram retirados dez transformadores clandestinos. A área de recuperação de energia ainda tem mapeado 872 transformadores irregulares para serem retirados nas regiões sul e sudeste do Pará.
A população pode fazer denúncias de irregularidades por meio do site, da Central de Atendimento: 0800 091 0196 ou presencialmente nas agências de atendimento.
Curta nossa página no Facebook!
Fonte: É notícia Tucuruí