As eleições legislativas em Portugal terminou com vitória dos socialistas, o Partido Socialista (PS), de Centro-Esquerda, liderado por António Costa primeiro-ministro português conquistou mais de 41,68% dos votos, o que lhe rende de 111 a 118 cadeiras das 230 do Parlamento. O slogan do PS é “Continuar a avançar”.
Em segundo lugar vem o Partido Social Democrata (PSD), de Centro-Direita, liderado por Rui Rio, que obteve 27,8% dos votos, conquistando 71 cadeiras no Parlamento.
O partido Chega de Extrema-Direita conquistou 7% dos votos.
Alguns fatores colaboraram para vitória de António Costa, medidas de austeridade, disciplina fiscal, redução do desemprego aos níveis pré-pandemia. Alto índice de imunização contra o Coronavírus-Covid-19 da Europa. 90% da população portuguesa foi vacinada.
O povo português
“Votei nos socialistas, pois precisamos deles neste momento difícil”, disse à AFP Manuel Pinto, um ex-marceneiro de 68 anos em Lisboa.
Comentário
“Apesar de um certo desencanto com o Partido Socialista, a maioria dos eleitores considera que Costa tem mais competência e experiência para governar que Rio, um economista de 64 anos elogiado por sua sinceridade e autenticidade”, explica a cientista política Marina Costa Lobo.
Com informações do G1, Portal Terra e Diário de Notícias.