Primeiro transplante ósseo realizado no Pará marca importante avanço na saúde

0
Primeiro transplante ósseo realizado no Pará marca importante avanço na saúde
O procedimento foi conduzido pelo ortopedista George Kalif em um hospital privado de Belém. Foto: Reprodução

Na quarta-feira (3), o estado do Pará realizou seu primeiro transplante ósseo, um marco significativo na área da saúde da região. O procedimento foi conduzido pelo ortopedista George Kalif em um hospital privado de Belém e foi amplamente celebrado por especialistas.

Avanço

Dr. George Kalif utilizou suas redes sociais para divulgar o procedimento pioneiro, destacando o sucesso da cirurgia. O paciente, que há anos sofria com dores intensas no quadril devido a uma prótese solta, recebeu uma nova perspectiva de vida graças ao transplante.

“Ele usava uma prótese no quadril, que se soltou e causava muita dor. Graças à possibilidade do transplante ósseo, conseguimos proporcionar uma nova perspectiva de vida para este paciente, que estava aguardando vaga em outro estado”, explicou o médico.

Como é feito o transplante ósseo?

A doação de ossos segue protocolos semelhantes aos da doação de órgãos. Pode ser feita tanto por parentes próximos, em vida, quanto após a morte cerebral de um paciente, mediante autorização da família. Após a retirada, os ossos são limpos, congelados a 80 graus negativos e submetidos a exames rigorosos para garantir a ausência de bactérias ou fungos.

Segundo Dr. George, o risco de rejeição em transplantes ósseos é praticamente nulo, embora a recuperação exija intensa fisioterapia para a adaptação do corpo ao novo tecido.

Com informações do O Liberal.