Desde a descoberta de Plutão em 1930, sempre consideramos que existiam 9 planetas no nosso sistema solar. No entanto, esta realidade mudou quando astrónomos começaram a debater se Plutão deveria continuar a ser considerado um planeta, devido à descoberta de novos corpos celestes com as mesmas características que Plutão.
Para compreender o motivo desse debate é necessário perceber o que define um planeta.
O que é um planeta?
De acordo com a União Astronómica Internacional, para ser considerado um planeta é necessário cumprir os seguintes requisitos:
- Ser um corpo celeste que se encontra em órbita em redor de uma estrela;
- Ter massa suficiente de modo a que adquira uma forma arredondada através da força da gravidade;
- Deve ter a sua órbita desimpedida (Platão não cumpre este requisito).
Porque é que Plutão deixou de ser considerado um planeta?
Em 2005 foi descoberto um novo corpo celeste no nosso sistema solar, com dimensões superiores às de Plutão e que foi denominado Éris. Com a descoberta de Éris, que é constituído com a mesma mistura gelo/rocha e maior do que Plutão, o conceito de que tínhamos nove planetas foi posto em causa. Perante esta situação, os astrónomos da União Astronómica Internacional tiveram a oportunidade de rever a definição de planeta, acabando por actualizar a mesma.
Durante a assembleia geral da União Astronómica Internacional, realizada em 2006, foram sugeridas várias propostas de resolução deste problema, sendo as seguintes as mais notórias:
- Aumentar o número de planetas para doze, sendo que Plutão continuaria a ser um planeta, assim como Éris e mais dois corpos celestes;
- Manter o número total de nove planetas embora não existisse qualquer fundamento científico que apoiasse esse argumento;
- Reduzir o número de planetas para oito e actualizar a definição de planeta, deixando Plutão fazer parte da lista.
Foi a terceira opção a mais votada pela comunidade de astrónomos, obtendo-se assim a nova definição de planeta.
O que é Plutão agora?
Actualmente, Plutão é considerado um planeta anão e é definido da seguinte forma:
Corpo celeste muito semelhante a um planeta (porém menor), dado que órbita em volta do Sol e possui gravidade suficiente para assumir uma forma aproximadamente esférica, no entanto, não possui uma órbita desimpedida.
Afinal existem 8 ou 9 planetas?
Actualmente existem 8 planetas e estes são:
- Mercúrio;
- Vénus;
- Terra;
- Marte;
- Júpiter;
- Saturno;
- Úrano;
- Neptuno.
Fonte: SO CURIOSIDADES