O FBI identificou Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, residente em Bethel Park, Pensilvânia, como o autor do disparo contra o ex-presidente dos EUA, Donald Trump. A cidade de Crooks fica a aproximadamente uma hora de carro do local do comício, que ocorria em uma feira agrícola em Butler, Pensilvânia.
Os agentes dos Serviços Secretos interceptaram e mataram Crooks quando ele estava no telhado de um edifício fora do local do comício. Segundo informações da agência, Crooks foi abatido a tiro após abrir fogo, resultando na morte de um participante e ferindo gravemente dois espectadores, todos homens.
Registros
Crooks, de acordo com os meios de comunicação social dos EUA, estava registrado como republicano no condado de Allegheny, na Pensilvânia, conforme os registros eleitorais locais. No entanto, registros federais de financiamento de campanhas mostram que ele doou cerca de 14 euros ao Progressive Turnout Project, um grupo liberal que promove o voto entre os americanos.
Ainda segundo o jornal USA Today, Crooks não possuía antecedentes criminais na Pensilvânia. As motivações por trás do ataque ainda estão sendo investigadas.