“Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável”. É o tema do “Agosto Dourado” deste ano, que segue seu objetivo de apoiar e promover o aleitamento materno, que é a base da vida. Referência na oferta de serviço de Maternidade na região, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), que realiza uma média mensal de 125 partos, entre normal e cesariano, aderiu à campanha pela manutenção do aleitamento materno por dois anos ou mais, e, de forma exclusiva por 6 meses, junto às suas usuárias e à população em geral.
Durante toda esta semana, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) com apoio do voluntariado da unidade hospitalar, realizou ações de educação em saúde com palestras e distribuição de material educativo sobre o tema, junto às áreas de atendimento do hospital, diariamente, com reforço e orientações na Recepção do Centro Cirúrgico e Obstétrico (CCO), nos leitos e na alta hospitalar das mãezinhas.
PALESTRAS
Durante as palestras ministradas pela nutricionista Clínica do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do HGT, Patrícia Manfredi, ela destacou a importância da amamentação ao ressaltar seus benefícios para mães e bebês.
“O leite materno é um alimento completo para o bebê. Ele sacia a fome, a sede, aumenta a imunidade, prevenindo várias doenças na criança; além do ganho de peso ao recém-nascido. Amamentar é um ato de amor!”, destacou a profissional que indica às mães que amamentam, uma boa hidratação, associada a alimentação balanceada e variada com a ingestão de frutas, cereais integrais, legumes e verduras.
Segundo ela, estudos comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças, menores de 5 anos, em todo o mundo.
AÇÃO
A ação de educação em saúde, para estimular a amamentação, ganhou apoio da equipe de fonoaudiologia do HGT. Durante as palestras realizadas, a fonoaudióloga, Sinthia de Freitas Leão, falou sobre as eventuais dificuldades de mães no processo de aleitamento dos filhos em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), que o HGTe possui e dispõe de 4 leitos infantis. “Oferecemos todo apoio e orientação quanto ao exercício da sucção do bebê nas mamas de sua genitora. A orientação também é repassada às usuárias, especialmente, as de primeira vez”.
Agosto Dourado- A data foi instituída no Brasil, por meio da Lei 13.435, durante a 25ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, em 2017. A cor dourada foi escolhida em alusão à definição da Organização Mundial de Saúde – OMS para o leite materno: alimento padrão ouro para a saúde dos bebês.
O tema da campanha de 2020: “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável”, foca no impacto da alimentação infantil no meio ambiente/mudança climática e no imperativo de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno para a saúde do planeta e de seu povo.
Fonte: HGT