Na última quinta-feira (15), foi decretado lockdown em Marituba e outros quatro municípios da Região Metropolitana – Belém, Ananindeua, Santa Bárbara e Benevides, com duração inicial por 7 dias. Segundo as declarações recentes do governador Helder Barbalho, informa que o ápice da pressão do sistema de saúde será no dia 22 de março, baseado nas avaliações do comitê científico, fizeram com que algumas pessoas acreditassem cada vez mais na possibilidade de prorrogação da medida.
Em nota a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) informou que os índices de isolamento social obtidos pela empresa Software In Loco, desenvolvedora de tecnologia que permite ao órgão monitorar o percentual de pessoas que se deslocam entre os municípios paraenses e pelos bairros da Região Metropolitana de Belém, mostram que nestas quarta e quinta-feira quase 50% da população cumpriu o isolamento social em Belém e no Estado, “demonstrando que as medidas realizadas, de conscientização, fiscalização e aplicação de multas, por exemplo, surtiram efeito”. De 00h01 até às 23h59 de quarta-feira (17), foram registradas 81 multas, sendo 72 de pessoa física e 9 de pessoa jurídica.
Já a Prefeitura informou que o balanço é feito diariamente, mas até a próxima segunda-feira (22) deve ocorrer a avaliação dos primeiros dias de lockdown com base nos dados epidemiológicos e da situação da oferta dos leitos. “A avaliação das restrições mostra que ainda há muito a avançar em termos do índice de isolamento, por conta do elevado grau de informalidade de parte majoritária da força de trabalho”. diz, em nota. “De acordo com a Secretaria de Segurança do Estado, a Região Metropolitana de Belém registrou, pelo segundo dia consecutivo, índice de isolamento social de 49,33% e espera-se que a população aumente gradativamente sua adesão”, completou.