Com quase 20 anos dedicados à advocacia privada, pública e à gestão de uma instituição do Sistema de Justiça, o ex-Defensor Público-Geral do Pará, João Paulo Lédo, se prepara para a segunda fase da escolha para o Quinto Constitucional do TJPA, que ouvirá 10 mil advogados (as) do estado.
Mestre em Direito e especialista em Direitos Fundamentais pela UFPA, com extensão em Gestão Estratégica da Sustentabilidade pela PUC/SP, João Paulo também foi finalista do Prêmio Innovare e já recebeu mais de 25 títulos e condecorações.
Durante uma viagem de mais de 12 horas de carro de Belém a Conceição do Araguaia, Lédo refletiu sobre sua trajetória: “Minha missão tem sido tornar a Justiça um espaço com mais respeito às prerrogativas, mais célere e mais humano.”
Filho e irmão de advogadas, iniciou a carreira no escritório da família, o Carneiro Lédo, em Belém e, como defensor, atendeu comunidades indígenas, ribeirinhas e presídios. “Enquanto para uns, os presídios eram problemas que deviam ser controlados, eu entendia que ali a dignidade precisava ser defendida. Foi uma vivência que me moldou, me deu sensibilidade; me ensinou a ouvir, respeitar e decidir com empatia. Cada história é uma história e isso precisa ficar claro”, diz.
Aos 35 anos, foi eleito o mais jovem Defensor-Geral do Brasil e reeleito por aclamação, ampliando os atendimentos de 830 mil para 2,3 milhões de pessoas e a presença da Defensoria de 44 para 103 municípios.
Essa presença maior no interior também se reflete na fase atual. Lédo quer representar a advocacia no TJPA: a da capital e a do interior, por meio do atendimento pelo balcão virtual. “Quero ser um servidor da advocacia paraense e, acima de tudo, do povo do Pará, o jurisdicionado que tanto espera por uma justiça célere, eficiente e humana”, declarou ao receber 34 votos do Conselho da OAB e garantir vaga na lista duodécima.
Leia ou Baixe o PDF clicando AQUI = Advogado João Paulo Lédo
Advogado João Paulo Lédo de Taciano Cassimiro PRODUÇÕES