A Rússia continua com seu tom imperialista e ameaçador, agora foi a vez de ameaçar a Finlândia e a Suécia caso entrem na OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), afirmando que haveria “sérias consequências” em caso de ingresso na Organização.
Maria Zakharova porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia “É evidente que a entrada de Finlândia e Suécia na Otan, que é um bloco militar, teria sérias consequências político-militares, que necessitariam uma resposta do nosso país”.
Um dos motivos segundo os russos para invasão da Ucrânia na quinta-feira (24) é uma forma de evitar a expansão da Otan, no leste europeu.
A Otan foi formada por 12 membros-fundadores da América do Norte e da Europa: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Itália, Portugal, Dinamarca, Noruega, Holanda, Bélgica, Islândia e Luxemburgo.
Desde o fim da União Soviética, em 1991, a Otan incorporou Polônia e República Checa, em 1999, Romênia, Bulgária, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Lituânia e Letônia, em 2004, Albânia e Croácia, em 2009, Montenegro, em 2017, e Macedônia do Norte, em 2020.
Abaixo quadro do Mundo Educação com todos os países membros da Otan:
Leia mais no site:
- Quais as razões do favoritismo de Helder Barbalho para 2022?(Abre numa nova aba do navegador)
- Ucrânia espera “REAÇÃO MAIS FORTE DO BRASIL” diz representante ucraniano Anatoliy Tkach.