Na primeira pesquisa para Prefeito de Moju divulgada pela Doxa, o pré-candidato Gerson Dourão venceu. No cenário municipal temos o ex-prefeito Ie-Ié (PSDB) e o atual vice-prefeito Rubens Teixeira (MDB), que usarão todo o prestígio, poder popular, político, e monetário para vencer o pleito de 2024.
Nesse contexto, Gerson Dourão tem chances?
MDB e PSDB rivalizam pelo comando de Moju há anos, e a tendência é que grandes partidos de perto ou de longe apoie os tucanos, ou os emedebistas. Para Dourão restaria o PT de Beto Faro, o Solidariedade do Dr. Daniel Santos e outras siglas. Mas, não sabemos se o PT embarcará em uma disputa direta contra Helder (Rubens é protegido do Barbalho) e Iran Lima, pois tem muita coisa em jogo.
Dourão não é bobo, é muito inteligente, se articula bem nas comunidades, visita lideranças, e vai aumentando seu capital político diante do povo. Em nossa ida a Moju ao conversarmos com populares percebemos que Gerson está na boca do povo, é apontado espontaneamente como um dos favoritos.
Mesmo assim, Gerson Dourão precisará trabalhar bastante, pois algumas coisas na política são muito precisas, assim como a rivalidade e tradição, MDB X PSDB, em Moju. Ainda que tenha crescido, Dourão tem dois gigantes pela frente, o ex-prefeito Ie-Ié e o vice-prefeito Rubens Teixeira cuja estrutura tende a colocar as coisas em seu devido lugar.
Gerson Dourão tem chances?
Acredito que sim. Até o momento entendo que Dourão é o que consegue passar com mais clareza os problemas de Moju, prova de que conhece bem o terreno que pisa. Entretanto, sozinho terá dificuldades de superar os demais concorrentes, e não basta ter partidos, é preciso ter partidos fortes, estruturados e em condições de construir uma base consistente para superar Ie-Ié e Rubens.