Para 71% dos eleitores, o programa Bolsa Família deve continuar. O maior apoio vem da região Nordeste e entre eleitores com ensino superior completo.
Das pessoas que declararam voto em Jair Bolsonaro, 56% disseram concordar que o programa deva continuar.
É o que revela uma pesquisa realizada a partir das respostas dos leitores do G1 à Sintonia Eleitoral (veja ao final desta reportagem a metodologia da pesquisa). A ferramenta, uma parceria entre a empresa canadense Vox Pop Labs e o G1, permite identificar qual presidenciável é mais alinhado às ideias do eleitor.
Ao responder à Sintonia Eleitoral, o leitor dizia o quanto concordava com 30 afirmações e, a partir dessas respostas, a ferramenta indicava em que ponto do espectro ideológico o leitor estava e como ele se situava em relação aos candidatos. Mais de 1 milhão de pessoas responderam ao questionário.
Ao longo desta semana, o G1 publicará os detalhamentos de todas as 30 perguntas.
Veja os gráficos:
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/e/v/vH4NJBTVA9UZECVik13Q/45-bolsa-familia-continuar-3.png)
Desenvolvida por uma equipe de cientistas sociais e estatísticos da Vox Pop Labs, a Sintonia Eleitoral é uma ferramenta de engajamento cívico oferecida no Brasil exclusivamente pelo G1. Os resultados são baseados em 496.038 respostas da Sintonia Eleitoral entre 21 de setembro e 29 de outubro. A ferramenta tinha, até esta terça, 1,139 milhão de testes realizados.
Diferentemente de pesquisas de opinião online, os respondentes da Sintonia Eleitoral não são pré-selecionados. Tal qual as pesquisas de opinião, porém, os dados são uma amostra não aleatória da população e foram ponderados para se aproximar de uma amostra representativa da população. Os dados da Sintonia Eleitoral foram ponderados por gênero, idade, educação e região para assegurar uma composição da amostra que reflita a atual população do Brasil de acordo com os dados do Censo e outras estimativas populacionais.
Fonte: G1