Economia sofrerá impacto a partir de março com avanço da Covid, diz Guedes

0
Economia sofrerá impacto a partir de março com avanço da Covid, diz Guedes
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Nesta segunda-feira (22), o ministro Paulo Guedes (Economia) afirmou que a atividade deve sofrer a partir de março o impacto do avanço da Covid-19 e das consequentes medidas de restrição de circulação.

“Os primeiro movimentos, de março até o meio de março, mantêm esse ritmo [de recuperação]. Mas evidentemente daí para a frente, com o recrudescimento da pandemia e essa nova pancada, devemos sofrer algum impacto já no mês de abril. Na segunda quinzena de março e, possivelmente, abril”, disse Guedes ao comentar os números da arrecadação federal em fevereiro.

O ministro destacou que os meses anteriores vinham apresentando sinais de melhora na economia. Entre eles, o indicador IBC-Br do BC (Banco Central) avançando 1,04% em janeiro, o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) abrindo 260 mil vagas formais de trabalho no mês e, nesta segunda, o patamar recorde da arrecadação federal no mês passado.

Nesta segunda, Guedes disse que a pandemia afeta com mais força os mais vulneráveis. Por isso, defendeu a vacinação em massa.

“Vem agora essa segunda onda. De um lado, estamos renovando o auxílio emergencial. Mas, de outro lado, é absolutamente imperativo lançar essa camada proteção sobre a população, particularmente os mais vulneráveis”, disse.

“Esses não podem ficar em casa em isolamento social tendo sua sobrevivência garantida. Mesmo a gente agora fornecendo o auxílio emergencial, são as famílias mais frágeis, tem às vezes oito, nove, dez pessoas em habitações muitas vezes com só um cômodo”, disse.

Fonte: Notícias ao Minuto

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here