Na última sexta-feira (04), sete crianças, com idades entre 3 e 7 anos, e uma adolescente de 13 anos (tia das outras crianças), foram encontrados pelo Conselho Tutelar, presas dentro da própria casa na Zona Oeste de Macapá/AP, após serem abandonadas pelas mães que moram com elas.
As crianças foram encontradas em um local bastante sujo, sem alimentos, sem água e estavam desidratadas. Dentro da residência, não existia recursos básicos como água encanada, água potável, alimentos, fogão e nem geladeira.
A adolescente relatou, que era obrigada a fingir que tinha 17 anos, depois descreveu que as crianças são filhas de duas irmãs mais velhas. Uma é mãe de 3 menores e a outra é mãe de mais 4 crianças.
“As duas mães já faziam isso há alguns dias, deixavam a menina tomando conta das crianças. Ela tem 13 anos de idade, mas dizia ter 17 porque as irmãs estavam induzindo para que ela mentisse sobre a idade. Ela relatou ainda que essas crianças sempre ficavam trancadas”, detalhou o conselheiro.
As mães procuraram o conselho tutelar em busca das crianças, mas não foram presas. Os menores devem permanecer nos abrigos até que sejam tomadas novas medidas.