A vereadora presidente da Câmara Municipal de Paragominas, Tatiane Helena, do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), por meio de REQUERIMENTO Nº 040/2021, solicitou na sessão de terça-feira (02) a construção de uma casa de farinha para atender os pequenos produtores das colônias Oriente e Potiritá, com o objetivo de impulsionar a agricultura familiar para proporcionar renda aos pequenos produtores rurais.
O REQUERIMENTO segue para o Poder Executivo, prefeito Doutor Lucidio, do PSD (Partido Social Democrata), e representa importante ação para uma atividade de grande relevância no Brasil, mas que ainda tem sofrido pela falta de interesse das mais diversas lideranças políticas.
Agricultura Familiar
No Brasil, a agricultura familiar envolve aproximadamente 4,4 milhões de famílias e é responsável por gerar renda para 70% dos brasileiros no campo segundo informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Contudo, esses pequenos produtores têm acesso a apenas 14% de todo financiamento disponível para agricultura e se concentram em apenas 23% das terras agriculturáveis no país.
A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que 80% de toda a comida do planeta venha desse tipo de produção.
A publicação Isso não é apenas um livro de receitas da fundação Heinrich Bölllsintetiza expõe a situação da agricultura familiar no país.
“Os camponeses e camponesas do Brasil fazem muito com pouco: carregam a soberania alimentar nas costas, produzem em diversidade e qualidade alimentos […]” para a mesa dos brasileiros. Sua produção é feita com respeito ao meio ambiente e a biodiversidade.”