A Fundação Cultural do Pará investe na modernização de bibliotecas no estado

0
147

Todos os meses, a Diretoria de Leitura e Informação (DLI) da Fundação Cultural do Pará (FCP) trabalha a modernização de bibliotecas no interior do estado e, neste mês de agosto, estão agendadas três reformas. As atividades começaram no dia 6 e vão até dia 24. Durante o processo há uma capacitação e formação de funcionários, além da revitalização dos espaços físicos.

Marinilde Barbosa, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas, explica que, além da modernização, manutenção e implantação de bibliotecas serem objetivos constantes na programação da DLI, a FCP ainda acata solicitações fora do planejamento. “Nós temos um planejamento anual, mas recebemos gestores desses municípios que pedem para irmos até lá para realizar melhorias no serviço da biblioteca pública”, explica.

Dentre as ações desenvolvidas nos espaços estão o treinamento dos funcionários, reorganização de layout e verificação do estado de conservação do acervo. “Quando elaboramos a reorganização do espaço, nossa equipe realiza uma seleção desse acervo para ver se os livros têm algum tipo de contaminação ou ação de agentes biológicos, como traças, baratas e os próprios cupins”, explica.

Junto à reforma de espaços, há também a implantação ou reabertura de novas bibliotecas pelo estado, fruto de uma parceria com o Instituto de Políticas Relacionais (IPR). “Ano passado a Fundação realizou uma parceria com o IPR. Eles realizaram um mapeamento das bibliotecas públicas do Pará”, explicou.

Os espaços que estão no planejamento deste mês são: Biblioteca Jorge Gomes de Carvalho, em Curralinho, e Machado de Assis, em Tailândia, cujo processo teve início no dia 6 e terminou dia 10 de agosto. A próxima a ser revitalizada é a Biblioteca Machado de Assis, em Capanema, de 20 a 24 deste mês.

Fonte: Governo do Estado do Pará

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here