O abacaxizeiro é uma planta de porte baixo e perene em seu ciclo natural. Nos cultivos comerciais, dependendo da variedade, é explorada apenas a primeira ou no máximo até a segunda frutificação da planta.
Depois disso, deve ser realizado o arranquio, limpeza da área (retirada do material remanescente) e novo plantio das lavouras.
As principais variedades comerciais cultivadas no Brasil são a Smooth Cayenne e Pérola – que dominam a produção nacional -, além da Perolera, Jupi e outras de menor importância.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tem lançado novas variedades no mercado, como a Imperial, resistente a doenças.
A variedade Golden (Golden Sweet ou MD-2), desenvolvida na América Central, tem se tornado importante no comércio internacional, devido à forte promoção nos principais mercados importadores.
Usos
Os frutos do abacaxi prestam-se ao consumo fresco ou industrializado. Suas características de sabor e aroma, com um bom equilíbrio entre acidez e açúcar, tornam o abacaxi muito apreciado nas regiões produtoras e nos países importadores.
De alto valor dietético, a polpa do abacaxi é energética e contém boas quantidades das vitaminas A, B1 e C.
Os principais produtos da industrialização do abacaxi, tanto no Brasil quanto no exterior, são a fruta em calda (fatias ou pedaços) e suco pasteurizado (concentrado ou não), seguido pela produção de geleias. Os resíduos da industrialização são largamente utilizados na alimentação animal.
Mercado
O transporte dos frutos no país é realizado a granel, com camadas de frutos intercalados de palha em caminhões abertos e cobertos com lona.
Cultivo
O primeiro e fundamental passo na implementação da cultura é a determinação da variedade a ser plantada. Deve-se considerar a adaptação ao local de plantio, a destinação da produção (mercado “in natura” ou indústria) e a disponibilidade e qualidade das mudas.
Para a indústria, as variedades com formato cilíndrico são preferidas, como a Smooth Cayenne, pelo melhor rendimento no processamento. Já o consumidor prefere as variedades com polpa mais amarela e mais doce.
As mudas devem ser oriundas de viveiro certificado ou, na ausência deste, de produtor comercial com bom nível tecnológico de produção.
A irrigação tem se mostrado bastante útil nessa lavoura, apesar da tolerância ao período de seca. A faixa ideal de precipitação para a cultura é de 1.000 mm a 1.500 mm anuais, bem distribuídos.
A irrigação deve ser implementada em regiões onde a deficiência ocorra por um período muito prolongado, ofertando de 60 mm a 150 mm mensais de água.
Há, ainda, o benefício da melhor uniformização da produção, assim como a possibilidade de sua programação em função das necessidades dos mercados.
Aplicam-se produtos indutores (carbureto de cálcio ou produtos à base de etefon) na roseta foliar (olho da planta) ou sobre a planta, com oito a 12 meses de idade. Após cinco a seis meses da indução, os frutos estão aptos para a colheita.
Fonte: Sebrae
A Irrigaplant tem os melhores produtos agrícolas de Tailândia pra você. Na hora de melhorar o desenvolvimento da lavoura e aumentar a produtividade, procure IrrigaPlant. Irrigação, fertilizante granular e foliar. Defensivos agrícolas, sementes de capim e muito mais. Avenida Belém-Centro-Tailândia -PA