Na Sessão da Assembleia Legislativa do Pará realizada na terça-feira (10) foi debatida a emancipação político-administrativa de sete distritos (projetos de Decretos Legislativos que dispõem sobre a realização de plebiscitos nas localidades), hoje o Pará tem 144 municípios e poderá ganhar mais sete:
- Lago Grande do Curuai, Santarém;
- Paraguatins, Marabá;
- Vitória da Conquista, Novo Repartimento;
- Fernandes Belo, Vizeu;
- Ladeira Vermelha, São Félix;
- Rio Preto do Carajás, Marabá;
- Taboca em São Félix do Xingu.
A deputada Dra. Heloísa Guimarães, presidente Comissão de Divisão Administrativa do Estado e Assuntos Municipais, da Alepa (CDAEAM), afirmou para o site da Assembleia Legislativa do Pará “O estado do Pará é um país, seu território é extenso e ainda não consegue chegar com os serviços necessários em áreas que a população se encontra. Existe um vazio assistencial, território mal dividido no Pará e isso faz com que as pessoas que moram em distritos fiquem sem alguns serviços básicos”.
“Após a aprovação dos Decretos Legislativos na Alepa, as propostas seguem para o TRE, que terá duas sessões para julgar as matérias e, em caso de julgado positivo, poderá se manifestar favorável à realização do plebiscito que poderá ocorrer em outubro desse ano.” informou a jornalista Andrea Santos.
Dra. Heloisa Guimarães quais as justificativas para criação de novos municípios?