O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como “frase mal colocada” uma declaração que havia dado anteriormente, na qual afirmou que traficantes “também são vítimas de usuários”. A declaração original foi feita em entrevista à imprensa em Jacarta, na Indonésia, ao comentar sobre a política de combate a narcotraficantes.
De acordo com o UOL, Lula enfatizou que seu posicionamento é “claro” contra o crime e o tráfico de drogas. Ele minimizou o impacto das palavras, destacando que as ações do governo são mais relevantes, citando a maior operação histórica contra o crime organizado e o recorde de apreensões de drogas.
Na entrevista original, Lula defendia que o combate ao tráfico deve incluir medidas voltadas aos usuários, a quem classificou como “responsáveis” pela existência dos traficantes. Ele também defendeu que toda punição deve ser precedida de julgamento e provas.
Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime…
— Lula (@LulaOficial) October 24, 2025
