CFM diz que vacina possibilita redução do número de casos de covid-19

0
Anvisa aprova uso emergencial das vacinas CoronaVac e AstraZeneca no Brasil
Imagem: Google

O Conselho Federal de Medicina (CFM), divulgou uma nota na qual, além de se manifestar favorável à vacinação contra o Covid-19, “clama às autoridades a adoção de uma ampla campanha de vacinação”, que permitirá ao país “lograr êxito em sua cruzada” contra a pandemia.

Sendo assim, a manifestação se dá após a Agência Nacional de Vigilância (Anvisa) ter dado o aval positivo em relação à segurança e a eficácia dos imunizantes. De acordo com o CFM, “os resultados divulgados apontam taxas de eficácia que tornam possível a redução do número de casos de Covid-19 de maneira geral e, em particular, em relação às formas graves da doença”, informou por meio de nota.

“A imunização de grande parcela da população é fundamental para que haja redução significativa da circulação do vírus e, consequentemente, da transmissão. Assim, espera-se controlar o avanço da pandemia e permitir a retomada plena das atividades econômicas e das relações da sociedade, tão logo grande parte da população esteja vacinada”, complementa do conselho.

Por fim, o CFM ressaltou ser necessário respeitar as decisões tomadas pela Anvisa que se refere a aprovação emergencial ou definitiva das vacinas, e com relação à transparência nos processos decisórios, bem como de monitoramento e fiscalização no período pós-vacinação. Pede, ainda, a valorização do Programa Nacional de Imunização (PNI).

O CFM ressaltou ser necessário respeitar as decisões tomadas pela Anvisa no que se refere à aprovação emergencial ou definitiva das vacinas, e com relação à transparência nos processos decisórios, bem como de monitoramento e fiscalização no período pós-vacinação. Pede, ainda, a valorização do Programa Nacional de Imunização.

Com informações da Agência Brasil

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here