Nesta terça-feira (7), o deputado estadual e presidente da Comissão de Mineração, Energia, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Alepa, Ronie Silva (MDB), se reuniu em Belém com comissão de parlamentares dos Países Baixos da Europa, para tratar sobre a COP30.
- Durante a reunião, Ronie teve a oportunidade de apresentar uma perspectiva única: o olhar dos amazônidas, representando os interesses do povo paraense e da população mais humilde.
O parlamentar pontuou ainda a necessidade de se olhar com atenção para os povos originários da floresta em pé, que vivem do manejo sustentável desses recursos: “Falamos de preservação ambiental pra Amazônia e pro mundo, mas que de fato fique um legado pra estas pessoas que moram na Amazônia e que precisam dela”.
COP30 em Belém
Ronie expôs a importância de assegurar que decisões tomadas na COP30 deixem um legado positivo para essas comunidades e que elas tenham acesso às informações e qualificações para gerar renda, através do evento e do seu legado.
“Agradeço os parlamentares que vieram conhecer o nosso estado que será sede da COP30 e desde já, convido para que possam olhar mais para a Amazônia e investir aqui para que juntos, possamos trabalhar para manter a floresta em pé”, destacou Ronie Silva.