Na manhã de segunda-feira (12) aconteceu a Sessão Especial, no Plenário Newton Miranda, para a discussão de Políticas Públicas Culturais de Igualdade Social e Educação Antirracista no Pará, dentro da Década Internacional Dos Afro Descendentes.
Proposta pelo deputado Dirceu Ten Caten (PT), o encontro contou com a presença de autoridades estaduais e representantes de organizações não governamentais militantes pela causa antirracista, como a deputada Lívia Duarte (PSOL), presidente da Comissão de Cultura da Alepa; o professor doutor Luiz Augusto Pinheiro Leal, coordenador Malungo – Centro de Capoeira Angola; Edna Monteiro, representante do Movimento Mocamba e outros.
Para o deputado Dirceu, a sessão demonstra que a luta antirracista é permanente. “O Brasil é um país marcado por um racismo estrutural e a ONU teve a iniciativa de criar uma década voltada para os povos afro descendentes. O início desse trabalho internacional foi em 2015 e vai até o ano que vem. Então, nós entendemos que ainda há muito por fazer. O Brasil ficou muito distante dessa pauta no governo anterior e nós estamos vivendo um processo de retomada. Então, é importante que o Parlamento também possa se envolver e fazer um processo de escuta a partir desse diálogo, principalmente com os movimentos sociais ligados à promoção da igualdade racial e à luta contra o racismo”, afirmou.
Fonte: Alepa
Leia mais no site:
- Tenente da PM-PA é um dos paraenses presos por tráfico de drogas em Portugal(Abre numa nova aba do navegador)
- Igreja A Luz do Mundo Uma Verdadeira Prova de Amor e Unidade