O deputado estadual Wescley Tomaz (Avante) esteve em Brasília, junto com uma comitiva do Tapajós para defender o desenvolvimento da região e os direitos dos garimpeiros, que enfrentam fiscalizações intensificadas por parte dos órgãos reguladores.
Durante a agenda, Wescley destacou a necessidade de priorizar a regulamentação do setor em vez de medidas exclusivamente fiscalizatórias.
A articulação contou com o apoio de uma equipe jurídica, representantes do legislativo de Itaituba, deputados federais e lideranças municipais. Entre os presentes estavam o deputado federal Joaquim Passarinho, Orlene Cavalcante (presidente do PL Mulher de Itaituba), o vereador Ayrton Gustavo (Novo Progresso), a vice-prefeita Rosana Gonzaga (Novo Progresso) e o vereador Valdir Silva (Itaituba).
O grupo reforçou a pressão sobre o governo federal, especialmente sobre o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), para buscar soluções que garantam segurança jurídica e sustentabilidade ao setor de mineração, fundamental para a economia local.