O Dia Mundial da Poesia é uma data que comemora não só a arte de fazer poemas, mas o papel que a poesia representa em qualquer sociedade, por ser instrumento de união. Assim, todos os anos, a UNESCO emite uma mensagem comemorativa que coloca o foco em temáticas ou problemas que eventualmente podem ser discutidos pela arte poética.
Em 2016, uma citação do poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare abriu o comunicado, para “prestar homenagem aos homens e mulheres cujo único instrumento é a liberdade de expressão, que imaginam e agem”. Em 2018, o poeta escolhido foi o americano Langston Hughes, que “colocou sua arte a serviço da luta contra a discriminação sofrida pela comunidade afro-americana”. O destaque em 2019 foi para o poeta canadense Wayne Keon, em homenagem à poesia indígena, “para celebrar o papel único e poderoso que a poesia tem de se opor à marginalização e à injustiça, assim como de unir as culturas no espírito da solidariedade”.
Nesses comunicados, a UNESCO, por meio de seu diretor ou diretora-geral, dá indicações da importância do dia 21 de março e do que ele comemora. Na mensagem de 2016, a diretora-geral Irina Bokova disse: “Hoje, eu aplaudo os profissionais, atores, contadores de histórias e todas aquelas vozes anônimas comprometidas com e por meio da poesia, realizando leituras nas sombras ou nos holofotes, em jardins ou nas ruas”. Em 2017, ela escreveu: “Ao celebrar a poesia hoje, nós celebramos nossa capacidade de nos unir, em um espírito de solidariedade, para escalar ‘os cumes nebulosos do nosso tempo”.
A diretora-geral Audrey Azoulay, em 2018, declarou: “Este dia é também a ocasião para se prestar homenagem a todas as pessoas que trazem à vida essa importante arte: os poetas é claro, mas também os tradutores, editores e organizadores de leituras e festivais de poesia”. Ficou claro, portanto, que, no dia 21 março, Dia Mundial da Poesia, o mundo homenageia a poesia, o poeta e a poetisa.
Salve os poetas e as poetisas. MANOEL AUGUSTO.