Tática e Estratégia para as Eleições de 2026
CONSIDERANDO: O processo amplo de diálogo com a militância partidária, em três plenárias regionais, Santarém, Marabá e Belém, para acumular e subsidiar o diretório estadual sobre tática e estratégia eleitoral para 2026.
CONSIDERANDO que as eleições de 2026 se darão em um cenário de disputa estratégica entre dois projetos antagônicos: O projeto democrático-popular, representado pelo presidente Lula, orientado pela reconstrução do Estado, pela retomada dos direitos sociais pela soberania nacional e pelo protagonismo do Brasil no Sul Global e o projeto da extrema-direita, autoritária e entreguista, articulado nacional e internacionalmente, que visa reverter conquistas democráticas, anistiar golpistas e subordinar a Amazônia e nossas riquezas ao capital especulativo.

CONSIDERANDO: A necessidade de consolidarmos uma frente ampla no Pará, para conter o avanço da extrema-direita, ampliar as bancadas do PT no parlamento estadual e federal e ampliar a votação de Lula nas eleições 2026, a presença institucional do partido.
O PT do Pará decide:
- Ter como prioridade absoluta a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva;
- Construir a participação da Federação Brasil da Esperança, na aliança ampla liderada pelo MDB nas eleições de 2026 no Pará;
- Participar da chapa majoritária no Pará, indicando o nome do Dep. Estadual Dirceu Ten Caten para vice-governador;
- Construir chapas proporcionais competitivas eleitoralmente, visando a ampliação das bancadas do PT na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal;
- Delegar ao GTE e a Executiva Estadual a sistematização da contribuição do PT ao programa da frente ampla ao governo do Pará, priorizando três eixos:
Desenvolvimento sustentável e soberano da Amazônia, com ciência, inovação, bioeconomia e combate às desigualdades territoriais.

Justiça social e enfrentamento das desigualdades, com políticas de inclusão, expansão da educação, combate à fome e promoção do trabalho digno.
Democracia, participação popular e valorização da cultura, fortalecendo a presença dos movimentos sociais, da arte, da diversidade amazônica e da soberania nacional.
O PT do Pará, reafirma que seguirá contribuindo para a reconstrução do Brasil e na afirmação de um projeto de desenvolvimento soberano, democrático e popular no Pará.
Viva o PT! Viva o Pará! Viva Lula Presidente!
