A primeira-dama Janja Silva esteve em Belém, onde visitou obras e projetos ligados à COP30. Ela percorreu a Blue Zone, o Hangar e a Vila COP, áreas que serão restritas durante a conferência da ONU e que receberão delegações internacionais. Também esteve no Parque da Cidade, principal espaço do evento, e no projeto social Cozinha Popular Mãos de Mulheres, em Ananindeua.
A Blue Zone, em construção desde julho de 2025 no Parque da Cidade (antigo aeroporto), será o centro das negociações, com mais de 100 pavilhões, duas plenárias, áreas de convivência e escritórios de cerca de 190 países. O Parque foi fechado em agosto para a montagem simultânea da Blue Zone e da Green Zone, destinada à sociedade civil.
A Vila COP 30 está sendo erguida no bairro Marco, próxima ao Hangar e ao Parque da Cidade. O espaço terá 19 mil m², com 405 suítes em cinco blocos, além de restaurante, academia, salas de reunião, quiosques e outras áreas. A obra utiliza técnicas sustentáveis, sem concreto ou madeira, está com 89% concluída e deve ser entregue em novembro de 2025. Após a conferência, será transformada em centro administrativo do governo estadual.
Já o Hangar Centro de Convenções passa por requalificação para integrar a Blue Zone e sediar reuniões de delegações internacionais. Entre as melhorias estão a modernização do sistema de refrigeração, instalação de energia solar, estrutura para transmissões ao vivo e acessibilidade com passarelas cobertas. O investimento é de R$ 39 milhões, financiado pelo BNDES, com execução da Multisul Engenharia e gestão da Secretaria de Obras Públicas do Pará. Até abril de 2025, a obra tinha 58% de avanço, sem data de conclusão definida.