O Governo do Estado decretou situação de emergência no município de Oriximiná, no oeste paraense, com mais de 80 mil habitantes, por conta das fortes chuvas que atingem a cidade e vêm causando transtornos O documento oficial foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) de terca-feira (21).
O pedido foi feito pela Prefeitura Municipal e homologado ainda na noite de terça. De acordo com dados do Sistema Hidro – Telemetria (Rede de Hidrometeorologia Nacional), Mapa de Estações do CPRM-ANA, desde o dia 01 de janeiro deste ano, o rigoroso inverno amazônico vem afetando áreas na região central de Oriximiná.
O decreto da Prefeitura aponta que “por se tratar de um município com topografia bastante acidentada, composta de aclives e declives, todos habitados e sem um sistema de drenagem eficiente, o que propicia o acumulo de água nas partes mais altas, fazendo com que esses caudais ao se movimentarem, de acordo com a inclinação do terreno, provoquem o surgimento de enxurradas bruscas, intensas e violentas que atingem as áreas urbanas mais baixas, de forma bastante degradante onde vários logradouros públicos e algumas residenciais de vários bairros sofreram grandes danos e causaram medo e destruição por onde passaram”.
Fonte: Agência Pará
Leia mais no site:
- Prefeito Edmilson Rodrigues e equipe acompanham os avanços da reurbanização da av. 25 de Setembro(Abre numa nova aba do navegador)
- Câmara de Paragominas em 100 dias mostra visão moderna, contextualizada, e compromisso com o povo.