O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus foi retomado nesta terça-feira (9) na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). A sessão, que começou às 9h, será conduzida pelo ministro Cristiano Zanin, presidente da turma.
O primeiro a votar será o relator, ministro Alexandre de Moraes, que irá analisar questões preliminares levantadas pelas defesas, como pedidos de nulidade da delação do ex-ajudante de ordens, Mauro Cid, além das solicitações de absolvição. Em seguida, votarão os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.
O STF reservou sessões até sexta-feira (12) para a conclusão do julgamento. A eventual prisão dos réus, se condenados, não será automática, pois só poderá ocorrer após a análise dos recursos. Além de Bolsonaro, o grupo de réus inclui nomes como Alexandre Ramagem, Anderson Torres e os generais Augusto Heleno e Walter Braga Netto. Eles respondem por crimes como tentativa de golpe de Estado e participação em organização criminosa armada.