O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que o governo irá assinar uma medida provisória (MP) que concede uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para empresas exportadoras brasileiras nesta quarta-feira, 13. O objetivo é ajudar as companhias afetadas pelo aumento de tarifas imposto pelos Estados Unidos aos produtos do Brasil.
O valor, que será liberado pelo Fundo de Garantia à Exportação (FGE) e administrado pelo BNDES, é inicial e pode ser expandido. O pacote, que também inclui a autorização para compras governamentais, virá com juros reduzidos e prazo de carência, mas com a exigência de que as empresas que usarem o crédito mantenham os empregos.
Lula afirmou ainda que o governo brasileiro buscará uma solução para o problema com a Organização Mundial do Comércio (OMC), além de estudar o que pode ser feito com base na reciprocidade. A tarifa de 50% foi imposta pelo presidente norte-americano Donald Trump, que associou a medida à “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Com informações da IstoÉ Dinheiro.