Lula: ‘Não existe país com mais de 100 milhões de habitantes que tenha um SUS’

0
'Não tenho medo de reitor', diz Lula em meio à greve das federais
O presidente comparou a relação de seu governo com os dirigentes universitários com a gestão do antecessor, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Sérgio Lima/Poder360

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enalteceu, na quinta-feira (4), a existência do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao inaugurar ao lado da ministra da Saúde Nísia Trindade, da governadora Raquel Lyra (PSDB) e do prefeito do Recife, João Campos, a Fábrica de Medicamentos da Hemobrás em Goiana, Pernambuco, o petista destacou não existir “país com mais de 100 milhões de habitantes que tenha um sistema universal como o SUS”.

“À juventude, que muitas vezes só ouve falar do SUS na televisão sobre pessoas que não foram atendidas ou alguém que morreu na fila, e nunca ouve falar da quantidade de coisas boas que o SUS faz: é importante cada brasileiro ter ciência para ter orgulho. Não existe país no planeta Terra com mais de 100 milhões de habitantes que tenha um sistema único de saúde, universal, como é o SUS. Que 99% dos transplantes feitos no país, inclusive por gente rica, é feito pelo SUS. E isso nunca é divulgado”, apontou Lula.

Com informações de Estado de Minas.