Leocádia do Espirito Santo, agricultora, 61 anos, e a empresária Érika Fonseca, 39 anos, possuem sua rotina diária intensa. As duas têm em comum o fato de fazerem parte dos 50,22% da população feminina do município de Marituba, além de contribuírem de forma determinante para a movimentação da economia do município. Uma desempenha sua atividade na área rural, a outra, na zona urbana.
De acordo com a estimativa para o ano de 2020, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), Marituba possui uma população de 133.685 pessoas, destas 67.138 são mulheres. Ou seja, de cada 10 habitantes do município, pelo menos seis são mulheres. Por isso, e para homenagear o Dia Internacional da Mulher, a ser celebrado no próximo dia 8 de março, a Prefeitura de Marituba publica, a partir de hoje (1⁰), uma série de reportagens especiais que retratam o cotidiano feminino no município, sob diversos aspectos.
Dona Leocádia e Érika se destacam por estarem à margem desta realidade e por contribuírem com a transformação desta precarização. “Eu acordo todos os dias às quatro horas da manhã. Vejo as notícias do dia e, às seis e meia, eu chego na horta para plantar e para colher. Fico trabalhando até às 10 horas e depois volto para casa para fazer meus afazeres domésticos. Retorno à horta às 16 horas para fazer a apanhação de jambu, couve, cheiro-verde e cariru, para fazer a entrega logo cedo no dia seguinte”, disse a agricultora Leocádia.
A empresária Erika Fonseca está em seu terceiro negócio no município de Marituba, a loja de artesanato “Duser_Tao Arte e Cozinha”. Piauiense, há seis anos ela fez de Marituba o seu lar, ao casar com um maritubense. “Gosto muito de viver aqui e já estou no terceiro empreendimento. Tive uma loja de festas e agora estou com uma loja de artesanatos que é o que eu sei e gosto de fazer”, destaca.
A empresária também conta com uma rotina cheia, que exige muita força. Ela acorda cedo todos os dias, deixa os filhos na escola, volta para casa para tomar café da manhã com o marido, vai para sua empresa, cuida dos negócios, e cuida do seu projeto. Erika comenta que, apesar de toda determinação, ainda surgem muitas dificuldades.
Para se empoderar e ajudar outras mulheres a vencer os desafios, Erika criou o projeto “Empodere-se”, para contribuir com a transformação da realidade feminina no município de Marituba.
Para o seu empreendimento, a empresária tem na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda (Sedeter), uma grande parceira. Todas as terças-feiras, o projeto “Empodere-se” reúne as mulheres que fazem parte do grupo para se autoconhecerem e se afirmarem como força de trabalho. Os encontros acontecem na sede da Sedeter.
Para comemorar o Dia Internacional das Mulheres, a Prefeitura de Marituba está organizando uma semana de programação, que, em breve, será divulgada.