Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) instaurou um procedimento administrativo para acompanhar e fiscalizar a vacinação de idosos em Belém. O procedimento foi aberto na última terça-feira, 26, pela promotora de Justiça Elaine Carvalho Castelo Branco.
Entre as primeiras medidas de acompanhamento, a Promotoria solicitou à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) o cronograma de vacinação, lista de abrigos de idosos que já receberam e que irão receber a vacina, nomes dos idosos vacinados, entre outros. A Sesma tem 15 dias para enviar essas e outras informações ao Ministério Público.
A Secretaria terá que informar também se há algum protocolo para aplicação das vacinas nos abrigos, se o primeiro lote do imunizante contemplará todos os idosos em abrigos e se a segunda dose da vacina está garantida para os que já tomaram a primeira.
De acordo com a promotora, o procedimento foi instaurado pois “até o momento, não existe ampla disponibilidade da vacina no mercado mundial”. Elaine Castelo Branco explica ainda que devido a escassez do imunizante, é necessário estabelecer grupos prioritários de vacinação, para reduzir a morbidade e mortalidade pela doença.
Com informações do Ministério Publico