O ministro das Cidades, Jader Filho, afirmou que a Petrobras possui a “excelência” técnica necessária para realizar com segurança ambiental os estudos na Margem Equatorial, localizada na bacia sedimentar da Foz do Amazonas. As declarações foram feitas nesta terça-feira (21) durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela EBC, conforme reportagem de Pedro Peduzzi, da Agência Brasil.
Apesar da autorização para perfuração exploratória ter sido concedida pelo Ibama na segunda-feira (20) para o bloco FZA-M-59, o ministro fez questão de frisar que o foco atual é apenas o estudo da bacia, e não a exploração comercial imediata.
“É muito importante ter clareza de um detalhe: que a Petrobras tem excelência na questão da exploração e que não tem um registro de qualquer evento que possa desabonar os técnicos, os profissionais da empresa”, declarou Jader Filho. Ele acrescentou que o objetivo é “entender o que tem lá embaixo; e que reserva é essa a que o Brasil tem direito”.
O ministro também ressaltou que outros países da região já exploram essa mesma faixa equatorial e que o Brasil tem o direito de se beneficiar, desde que de forma responsável. Segundo ele, não se deve ter “preconceito”, mas sim a responsabilidade de estudar, e a Petrobras deve garantir que não haverá impacto ecológico na região.

Parabéns!