MPF pede perda de cargo de nomeado por Lula após denúncia de desvios

0
MPF pede perda de cargo de nomeado por Lula após denúncia de desvios
Sergio Luís de Carvalho Xavier Foto: Reprodução/Internet
Sergio Luís de Carvalho Xavier, coordenador do Fórum de Mudança do Clima, nomeado por Lula em junho, pode perder o cargo, por suposta participação em esquema de desvio de mais de R$ 6 milhões quando comandava a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco.
No total, 10 pessoas são alvos da denúncia do Ministério Público Federal (MPF).

As investigações apuraram fraudes em licitações e contratos para desvio de recursos do Serviço Social da Indústria (Sesi) em Pernambuco, entre 2014 e 2017.

Segundo a procuradora da República Silvia Regina Lopes, os recursos foram desviados por meio da utilização de empresas de fachada. Na denúncia, recebida pela 4ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco, o MPF pede condenação dos acusados por furto qualificado, perda de cargo ou função pública, perda de bens incompatíveis com seus rendimentos lícitos e pagamento de indenização em valor mínimo igual ao que foi desviado.

MPF pede perda de cargo de nomeado por Lula após denúncia de desvios
Silvia Regina Pontes Lopes, procuradora da República

De acordo com o MPF, a verba seria usada nos projetos Relix Pernambuco de 2014 e 2017. As despesas, segundo apuração do

Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria Geral da União (CGU), foram feitas sem avaliação financeira, sem pesquisa de mercado e sem acompanhamento da execução financeiro-orçamentária do projeto.

A assessoria de imprensa de Xavier afirma que a denúncia é “absurda” e “sem qualquer fundamento”.

Fonte: Metrópoles