Close Menu
    What's Hot

    Reeleição na Mira: Diana Belo (MDB) representa a força da mulher na política e presença na vida dos paraenses

    13 de dezembro de 2025

    “Recebemos com Pesar”: Eduardo Bolsonaro Lamenta Retirada de Moraes da Lista de Sanções da Lei Magnitsky

    13 de dezembro de 2025

    Alexandre de Moraes envia fotos do Presídio “Colmeia” onde Carla Zambelli ficará presa

    13 de dezembro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn WhatsApp
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube
    TN BRASIL TV – Outro Ponto de Vista
    • Amazônia
    • NOTÍCIAS
      • FOLHA DE ESPORTES
      • IMPRENSA
      • AGRONEGÓCIO
      • EDUCAÇÃO
      • COP-30 – Belém
      • CULTURA
        • Filmes, Séries e Documentários
      • LIVROS, PALESTRAS, CURSOS e E-books
      • Business
      • ECONOMIA
      • JUSTIÇA
        • JUSPARÁ
      • FOLHA POLICIAL
      • RELIGIÃO
      • TURISMO
    • ALEPA EM FOCO
    • JUSPARÁ
    • Coluna do Cassimiro
      • Ciências Políticas
      • Coluna Paula Souza
      • Renata Feitosa
      • Carla Crispin
      • Colunista Bárbara Luíza
      • Colunista Cleucy Santos
      • Coluna Professor Davi Barbosa
      • Coluna do Breno Guimarães
      • Colunista Larissa de Jesus
      • Indira Lima
      • Helenilson Pontes
      • Colunista Rev. Marcelo Lemos
    • POLÍTICA
      • O CARCARÁ
      • OBSERVATÓRIO POLÍTICO
    • PORTAL DA HISTÓRIA
    • MUNDO
      • China “O Império do Meio”
      • Estados Unidos “Tio San”
      • Rússia “A Grande Potência”
    INSCREVA-SE
    TN BRASIL TV – Outro Ponto de Vista
    Início Municípios do Marajó têm nota “regular” e “ruim” em transparência
    POLÍTICA

    Municípios do Marajó têm nota “regular” e “ruim” em transparência

    TN BRASIL TVTN BRASIL TV18 de julho de 2024
    Facebook WhatsApp Twitter LinkedIn Telegram Copy Link
    Municípios do Marajó têm nota "regular" e "ruim" em transparência
    Cachoeira do Arari, segundo colocado no Ranking de Transparência e Governança Pública (ITGP). Imagem: Roni Moreira/Agência Pará

    Avaliação divulgada nesta terça-feira (16) revela que todos os dezessete municípios marajoaras têm níveis regular ou ruim de transparência, pontuação especialmente negativa em relação à transparência dada às obras públicas e ao espaço dado de participação da sociedade nas decisões públicas. Esse resultado preocupa, em particular, num ano eleitoral, já que obras são recursos frequentemente capturados que podem distorcer a resposta das urnas. 

    Os resultados do Ranking de Transparência e Governança Pública (ITGP) do Arquipélago do Marajó, produzido pelo Observatório do Marajó com metodologia da Transparência Internacional – Brasil, mostram que nenhum município alcançou nota maior que 50, nem mesmo Muaná que apesar de ocupar o 1º lugar só teve 47,7 pontos. A avaliação varia de 0 (pior resultado de transparência e governança) a 100 (melhor posição).

    Municípios do Marajó têm nota "regular" e "ruim" em transparência
    Município de Muaná, primeiro colocado no Ranking de Transparência e Governança Pública (ITGP). Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

    Além de Muaná, Cachoeira do Arari (42,1 pontos), Melgaço (41,6 pontos) e Ponta de Pedras (41 pontos) receberam a classificação “regular”. Outros 12 municípios tiveram nota “ruim” sendo Bagre (30,3 pontos) o pior avaliado com 30,3 pontos (veja quadro abaixo). Isso significa que os mais de meio milhão de brasileiros do Arquipélago do Marajó vivem em cidades com índices inadequados de transparência pública. 

    O trabalho tem como objetivo oferecer um índice confiável para que a sociedade, a imprensa e os próprios órgãos de controle tenham acesso à informação e monitorem as ações do poder público na promoção da transparência e da participação social e no combate à corrupção. A avaliação também tem como meta estimular o poder público a promover continuamente a transparência de suas ações e reconhecer o bom trabalho realizado por algumas prefeituras. 

    Avaliação

    O ranking avaliou seis dimensões (legal, plataformas, administrativo e governança, obras públicas, transparência financeira e orçamentária, e comunicação, engajamento e participação) para identificar se os municípios possuem estruturas e práticas adequadas para compartilhar informações cruciais para que jornalistas, ativistas, órgãos de controle e a população geral possam acompanhar os recursos públicos. 

    Municípios do Marajó têm nota "regular" e "ruim" em transparência
    Quadro com os municípios e suas pontuações.

    Isso inclui transparência no recebimento de emendas parlamentares, em detalhes da contratação de obras públicas e licitações, nas licenças ambientais, na concessão de incentivos fiscais a empresas, a divulgação da agenda do prefeito, o oferecimento de serviços de agendamento digital e de mecanismos de participação como consultas públicas “Os resultados mostram que os desafios ainda são muitos frente a garantia de gestões mais democráticas e participativas na região”. Ediane Lima, Gestora de Projetos do Observatório do Marajó. 

    No geral, as piores notas foram atribuídas à dimensão que avaliam o quanto as prefeituras estimulam a participação da sociedade nas decisões públicas, através de consultas, audiências públicas e canais de denúncia. Nenhum município possui canais de denúncias específico para casos de corrupção, apenas um canal geral para solicitar informações/reclamações e realizar denúncias anônimas.

    Nenhum município possui norma municipal de proteção ao denunciante e Conselho de Transparência e/ou Combate a Corrupção ativo, o que demonstra que os municípios marajoaras falham em incluir e proteger os/as cidadãos no combate à corrupção. 

    Também foi negativamente avaliada a dimensão que avalia a transparência de obras públicas, um ponto de alerta sobretudo em anos eleitorais em que muitos recursos são canalizados para obras com o objetivo de atrair a atenção dos eleitores.

    Municípios do Marajó têm nota "regular" e "ruim" em transparência

    Todas as cidades contam com uma plataforma para dar transparência às obras no município, mas nenhuma publica todas as informações avaliadas, informações completas sobre execução orçamentária, orçamento, valores pagos, contratações, localizações das obras e medições. 

    Nenhum município publica os relatórios de análise dos impactos ambientais das obras, como Estudos de Impacto Ambientais (EIAs). Nenhuma cidade publica as licenças ambientais de forma integral emitidas pelo município. E em nenhuma cidade também foram encontradas evidências sobre a realização de consultas públicas para as contratações das obras. O ranking com os resultados da avaliação pode ser conferidos no site https://transparenciainternacional.org.br/itgp/regiao/arquipelago-do-marajo/ 

    No momento deste lançamento, o Observatório do Marajó recomenda às administrações públicas que ainda não possuem uma boa pontuação, um maior empenho na melhoria de suas práticas de transparência. Para isso, a organização elaborou a Agenda Marajó Transparente com vista a indicar compromissos a serem firmados pelas candidaturas municipais das eleições 2024, considerando algumas das principais questões apontadas pela avaliação do ITGP no Marajó nos anos de 2022 a 2023. 

    Municípios do Marajó têm nota "regular" e "ruim" em transparência
    Primeira avaliação que o Observatório do Marajó realizou em 2022. Foto: Reprodução

    Um compromisso a ser firmado, segundo a Agenda Marajó Transparente, é o de implementar nos municípios a Lei de Conflitos de Interesse (Lei n° 12.813/2013), assim como, implementar a norma de proteção ao denunciante, essencial para garantia da segurança de quem denuncia e o incentivo do controle social. Além disso, é primordial assumir o compromisso em garantir a criação nas páginas oficiais da prefeitura um canal específico para realização de denúncias anônimas de corrupção, bem como, a garantia da transparência do Diário Oficial municipal.

    Municípios do Marajó têm nota "regular" e "ruim" em transparência

    Esses são alguns dos compromissos apontados na Agenda Marajó Transparente – a ser lançada junto à avaliação do ITGP 2024 – com vista a fortalecer a transparência e o combate à corrupção. Sempre é possível promover mais clareza, agilidade e facilidade na divulgação dessas informações. O Observatório do Marajó se coloca à disposição para colaborar nestes esforços em prol da transparência e da integridade. 

    Critérios 

    Os critérios de avaliação baseiam-se na segunda edição das Recomendações de Transparência e Governança Pública para Prefeituras, guia elaborado pela Transparência Internacional – Brasil e pelo Instituto de Governo Aberto (IGA).

    A avaliação segue a metodologia do Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), atualizada em 2024, que avalia se as prefeituras regulamentaram e implementaram leis importantes para a transparência e integridade; se têm plataformas acessíveis e funcionais para exercício do controle social; se garantem acesso pleno, ágil e fácil a bases de dados referentes a licitações, contratos, obras, finanças públicas e orçamento; e se promovem e fortalecem a participação cidadã no município. 

    Municípios do Marajó têm nota "regular" e "ruim" em transparência
    Observatório do Marajó é uma organização da sociedade civil que trabalha para fortalecer as lideranças de comunidades tradicionais, ribeirinhas e quilombolas do Marajó. Imagem: Reprodução/2022

    Neste ano, a iniciativa da Transparência Internacional – Brasil, o Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), está sendo implementada em duas frentes distintas de trabalho. Uma delas, sob responsabilidade da TI Brasil, que avalia as ações do Poder Executivo nas 26 capitais brasileiras. No nível municipal, a TI Brasil apoia tecnicamente 14 organizações da sociedade civil, entre elas o Observatório do Marajó, na avaliação de mais de 350 municípios de dez estados brasileiros. 

    Sobre o Observatório do Marajó 

    O Observatório do Marajó é uma organização da sociedade civil que trabalha para fortalecer as lideranças de comunidades tradicionais, ribeirinhas e quilombolas do Marajó e suas respectivas agendas de bem viver, justiça climática, direitos socioambientais e economia da sociobiodiversidade. Faz isso através da análise de dados, da construção de redes de colaboração e da formulação e execução de estratégias de mobilização e incidência política. 

    A aplicação do Índice de Transparência e Governança Pública nos 17 municípios do Marajó foi feita pelo Observatório do Marajó em parceria com a Transparência Internacional – Brasil. A avaliação contou com apoio financeiro da União Europeia, através do projeto “Fortalecendo a transparência, a integridade e o espaço cívico para a promoção dos ODS nos municípios brasileiros”. Os conteúdos relacionados a esta avaliação não necessariamente refletem uma posição da União Europeia. 

    Previous ArticleUrsula Van Der Leyen é reeleita presidente do Parlamento Europeu
    Next Article Prefeito Pastor David, progresso e planos para o futuro de Goianésia do Pará
    JORNALISMO INDEPENDENTE
    TN BRASIL TV
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    TN BRASIL TV desde 2015 é uma empresa de notícias, publicidade e produção. Se destaca pela cobertura de temas políticos nacional e internacional, com seriedade, sem se conduzir por paixões ou ideologias. Promove Reflexões HISTÓRICAS, Entrevistas, Revista Digital e Debates, no Facebook e Instagram. O site é uma referência em sua área de atuação.

    Leia Mais

    Câmara aprova PL da Dosimetria que pode reduzir pena de Bolsonaro

    10 de dezembro de 2025

    São Miguel do Guamá abre nesta quarta, dia 10, o maior Natal do Norte do Brasil

    9 de dezembro de 2025

    Ipixuna do Pará inaugura Centro Comercial e reforça infraestrutura com novas entregas

    9 de dezembro de 2025
    Add A Comment

    Comments are closed.

    Últimas Notícias
    Reeleição na Mira: Diana Belo (MDB) representa a força da mulher na política e presença na vida dos paraenses
    Reeleição na Mira: Diana Belo (MDB) representa a força da mulher na política e presença na vida dos paraenses

    Reeleição na Mira: Diana Belo (MDB) representa a força da mulher na política e presença na vida dos paraenses

    Taciano Cassimiro
    ·
    13 de dezembro de 2025
    “Recebemos com Pesar”: Eduardo Bolsonaro Lamenta Retirada de Moraes da Lista de Sanções da Lei Magnitsky
    "Recebemos com Pesar": Eduardo Bolsonaro Lamenta Retirada de Moraes da Lista de Sanções da Lei Magnitsky

    “Recebemos com Pesar”: Eduardo Bolsonaro Lamenta Retirada de Moraes da Lista de Sanções da Lei Magnitsky

    Taciano Cassimiro
    ·
    13 de dezembro de 2025
    Alexandre de Moraes envia fotos do Presídio “Colmeia” onde Carla Zambelli ficará presa
    Alexandre de Moraes envia fotos do Presídio "Colmeia" onde Carla Zambelli ficará presa

    Alexandre de Moraes envia fotos do Presídio “Colmeia” onde Carla Zambelli ficará presa

    Taciano Cassimiro
    ·
    13 de dezembro de 2025
    Alexandre de Moraes agradece a Lula pela revogação da Lei Magnitsky, “vitória tripla”
    Alexandre de Moraes agradece a Lula pela revogação da Lei Magnitsky, "vitória tripla"

    Alexandre de Moraes agradece a Lula pela revogação da Lei Magnitsky, “vitória tripla”

    Taciano Cassimiro
    ·
    13 de dezembro de 2025
    Imprensa Internacional Destaca Recuo dos EUA em Sanções Contra Ministro Alexandre de Moraes
    Imprensa Internacional Destaca Recuo dos EUA em Sanções Contra Ministro Alexandre de Moraes

    Imprensa Internacional Destaca Recuo dos EUA em Sanções Contra Ministro Alexandre de Moraes

    Taciano Cassimiro
    ·
    13 de dezembro de 2025
    CONFIRMADO: Deputado Luth Rebelo (PP) buscará o quarto mandato em 2026 no Pará
    CONFIRMADO: Deputado Luth Rebelo (PP) buscará o quarto mandato em 2026 no Pará

    CONFIRMADO: Deputado Luth Rebelo (PP) buscará o quarto mandato em 2026 no Pará

    Taciano Cassimiro
    ·
    13 de dezembro de 2025
    Referência em Fashion Law: Renata Batista Recebe a Honraria ‘Líderes do Direito 2025’ da TN Brasil TV
    Referência em Fashion Law: Renata Batista Recebe a Honraria 'Líderes do Direito 2025' da TN Brasil TV

    Referência em Fashion Law: Renata Batista Recebe a Honraria ‘Líderes do Direito 2025’ da TN Brasil TV

    Taciano Cassimiro
    ·
    12 de dezembro de 2025
    Advogado Edmar Filho é Homenageado com a Honraria ‘Líderes do Direito 2025’ TN Brasil TV
    Advogado Edmar Filho é Homenageado com a Honraria 'Líderes do Direito 2025' TN Brasil TV

    Advogado Edmar Filho é Homenageado com a Honraria ‘Líderes do Direito 2025’ TN Brasil TV

    Taciano Cassimiro
    ·
    12 de dezembro de 2025
    Radija Melo, Acadêmica de Direito, Recebe a Honraria ‘Líderes do Direito 2025’ da TN Brasil TV
    Radija Melo, Acadêmica de Direito, Recebe a Honraria 'Líderes do Direito 2025' da TN Brasil TV

    Radija Melo, Acadêmica de Direito, Recebe a Honraria ‘Líderes do Direito 2025’ da TN Brasil TV

    Taciano Cassimiro
    ·
    12 de dezembro de 2025
    Advogado Andrei Mantovani recebe a Honraria TN Brasil TV: Líderes do Direito 2025
    Advogado Andrei Mantovani recebe a Honraria TN Brasil TV: Líderes do Direito 2025

    Advogado Andrei Mantovani recebe a Honraria TN Brasil TV: Líderes do Direito 2025

    Taciano Cassimiro
    ·
    12 de dezembro de 2025
    Alepa Em Foco

    Chicão destaca união entre governo, Alepa e setor produtivo em agendas pelo desenvolvimento

    By Taciano Cassimiro11 de dezembro de 2025

    Presidente da Alepa percorre eventos, reúne entidades e dialoga com lideranças municipais e do setor…

    Festival do Caranguejo, Natal no Parque e entrega de máquinas marcam agenda de Chicão

    By Taciano Cassimiro11 de dezembro de 2025

    Semana de compromissos de Chicão reúne eventos culturais, inaugurações, entregas de equipamentos, homenagens e articulações…

    Alepa aprova projeto da OAB-PA que institui piso salarial para advocacia paraense

    By TN BRASIL TV9 de dezembro de 2025

    O texto determina os valores de R$ 2.868,40 mensais para jornada de 20 horas por…

    JusPará

    Referência em Fashion Law: Renata Batista Recebe a Honraria ‘Líderes do Direito 2025’ da TN Brasil TV

    By Taciano Cassimiro12 de dezembro de 2025

    Doutora e Mestra e Especialista da Moda, é Reconhecida pela Atuação “Verdadeiramente…

    Advogado Edmar Filho é Homenageado com a Honraria ‘Líderes do Direito 2025’ TN Brasil TV

    By Taciano Cassimiro12 de dezembro de 2025

    O advogado Edmar Filho foi um dos juristas agraciados na noite da…

    Radija Melo, Acadêmica de Direito, Recebe a Honraria ‘Líderes do Direito 2025’ da TN Brasil TV

    By Taciano Cassimiro12 de dezembro de 2025

    Reconhecimento ao Propósito: Futura Jurista é Homenageada pela Dedicação à Prática no…

    China "O Império do Meio"
    “Um momento único para o Pará”, destaca secretário Adler Silveira na COP30
    By Rhana Mendes12 de novembro de 2025

    O jornalista Taciano Cassimiro, da TN Brasil TV, entrevistou o Secretário de Infraestrutura e Logística…

    A China é Capitalista?

    28 de janeiro de 2025

    Líder chinês Xi Jinping reúne-se com primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchez

    9 de setembro de 2024

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Top 10 – Mais Lidas
    • Câmara aprova PL da Dosimetria que pode reduzir pena de Bolsonaro
      Câmara aprova PL da Dosimetria que pode reduzir pena de Bolsonaro
    • São Miguel do Guamá abre nesta quarta, dia 10, o maior Natal do Norte do Brasil
      São Miguel do Guamá abre nesta quarta, dia 10, o maior Natal do Norte do Brasil
    • Ipixuna do Pará inaugura Centro Comercial e reforça infraestrutura com novas entregas
      Ipixuna do Pará inaugura Centro Comercial e reforça infraestrutura com novas entregas
    • Gestão Rubens Teixeira: Moju avança na educação com novas ordens de serviço
      Gestão Rubens Teixeira: Moju avança na educação com novas ordens de serviço
    • São Miguel do Guamá recebe novo trator agrícola para fortalecer a zona rural
      São Miguel do Guamá recebe novo trator agrícola para fortalecer a zona rural
    • Flávio Bolsonaro: ‘Não reeleger Lula vai salvar meu pai da prisão’
      Flávio Bolsonaro: 'Não reeleger Lula vai salvar meu pai da prisão'
    • Setor produtivo ganha reforço com novas máquinas; Torrinho Torres acompanha entregas
      Setor produtivo ganha reforço com novas máquinas; Torrinho Torres acompanha entregas
    • Michelle Bolsonaro pede afastamento do PL Mulher por questões de saúde
      Michelle Bolsonaro pede afastamento do PL Mulher por questões de saúde
    • Da militância ao protagonismo: o surgimento de Deydson como promessa política em Concórdia
      Da militância ao protagonismo: o surgimento de Deydson como promessa política em Concórdia
    • Celso Sabino é expulso do União Brasil após ficar no governo Lula: “Saio de cabeça erguida”
      Celso Sabino é expulso do União Brasil após ficar no governo Lula: "Saio de cabeça erguida"
    Mais Lidas
    • TN Brasil TV, o seu portal de notícias da política nacional, internacional, e portal da históriaTN Brasil TV – Outro Ponto de Vista
    • CONFIRMADO: Deputado Luth Rebelo (PP) buscará o quarto mandato em 2026 no ParáCONFIRMADO: Deputado Luth Rebelo (PP) buscará o…
    • Alepa aprova projeto da OAB-PA que institui piso salarial para advocacia paraenseAlepa aprova projeto da OAB-PA que institui piso…
    • ASSISTA: Mulher invade motel e bate na amante do maridoASSISTA: Mulher invade motel e bate na amante do marido
    • Honraria "Líderes do Direito 2025": Taciano Cassimiro expressa gratidão à advogada Jamille SaratyHonraria “Líderes do Direito 2025”:…
    • Prefeitos que terminarão 2025 com Popularidade Consolidada: Pio X, Artemes, Itonir, Lauro, Dr. Daniel e RubensPrefeitos que terminarão 2025 com Popularidade…
    • Giovani Merenda recebe a Honraria TN Brasil TV: Líderes do Direito 2025Giovani Merenda recebe a Honraria TN Brasil TV:…

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn
    • Página Inicial
    • Faça Sua Doação
    Colabore por um mundo melhor informado. Se utilizar nossos conteúdos cite a fonte!

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.