O efeito psicológico da pesquisa eleitoral para prefeito em Tailândia

0
O efeito psicológico da pesquisa eleitoral para prefeito em Tailândia
Imagem Taciano Cassimiro

Algumas lutas são vencidas ou perdidas no campo da mente, se perder na mente……

A pesquisa Doxa mexeu com o psicológico dos três grupos envolvidos na corrida rumo ao comando do município, por meio do cenário eleitoral do momento.

É claro que o grupo do atual prefeito, o Macarrão, está rindo atoa, pulando e vibrando por causa dos números apresentados. “É o velho Maca”, “ Maca é o cara”, “ Ninguém vence o velhinho”, “Enquanto Maca disputar ninguém ganhará dele”. A sensação de vitória e do já ganhou é super visível em muitos, em outros, prudência.

E os grupos de Alemão e Jakeline como reagiram?

Ceticismo, tristeza, decepção e clima de já perdeu tomou conta de alguns dos grupos mencionados. Com o resultado alguns passaram a ver somente uma possibilidade. Sabe qual? Passaram a ver somente um cenário, se deixando levar por um resultado de momento.

Mas, a mesma pesquisa para prefeito gerou em outros a noção do “enverga mais não quebra” um tipo de resiliência. E assim começaram a reagir nas mídias sociais por meio de textos, comentários e mensagens de apoio e esperança, principalmente com a mensagem de “renovação, transformação e mudança”.

O efeito psicológico

Diante das coisas da vida o psicológico age e reage de formas mais diversas, alguns em dificuldades cruzam os braços, acreditam que o fim chegou, tremem de medo e até choram. Já outros, diante do mesmo problema retiram forças da fraqueza e reagem, encontrando na adversidade uma oportunidade de crescimento. E tem aqueles que, no caso da pesquisa, não se iludem com o resultado positivo e resolvem continuar trabalhando para confirmar o resultado ora apresentado.

E o resultado que aponta Macarrão com 46,6, seguido de Alemão da Cerâmica com 21,4%,  Jakeline Neto em terceiro  com 9,3%, mexeu com a mente de indecisos, conturbou o relacionamento de alguns que até então eram entusiasmados aliados, e aumentou a fé de outros, fé na vitória e em alguns, certeza da derrota.

Reação

Como agirão os grupos envolvidos no pleito de agora em diante? A partir das convenções que em Tailândia se iniciam amanhã, segunda-feira (14), passaremos a ver um novo clima, novos ares, com novidades, ou não.

Enfim, que todos os grupos envolvidos não façam uso de baixarias, ataques sorrateiros e Fake News. Mas que travem essa batalha com respeito, integridade e no campo das ideias.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here