A oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recorreu às redes sociais para exigir esclarecimentos sobre a fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, ocorrida nesta quarta-feira (14/2).
Os homens foram identificados como Rogério da Silva Mendonça, de 36 anos, e Deibson Cabral Nascimento, de 34 anos, ambos ligados à facção Comando Vermelho.
O senador Sergio Moro (União-PR), ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça, ressaltou que foi a primeira fuga registrada na história do sistema federal. “Desde 2006, quando foi inaugurada a primeira unidade, em Catanduvas/PR, nunca tinha havido uma fuga de presídio federal. São necessários esclarecimentos do Governo Federal sobre o ocorrido”, disse.
Inicialmente, os criminosos estavam lotados na penitenciária de Antônio Amaro, em Rio Branco no Acre, mas foram transferidos para Mossoró em setembro de 2023 após uma rebelião. O motim dos detentos resultou na morte de cinco presos, três deles decapitados. Rogério e Deibson estavam presos na mesma unidade que Fernandinho Beira-Mar.
Com informações do Estado de Minas.