Presidente do IBGE Cria Fundação Paralela, Gerando Críticas Internas

0
Presidente do IBGE Cria Fundação Paralela, Gerando Críticas Internas
Servidores acusam o presidente do IBGE de autoritarismo por criar uma fundação paralela que poderia distorcer os resultados das pesquisas/ Foto: reprodução

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, criou a “Fundação IBGE+”, uma instituição paralela dentro do próprio órgão, sem consulta prévia aos funcionários. O novo formato, uma fundação pública de direito privado, visa concentrar a produção e divulgação de dados, mas gerou descontentamento entre servidores que acusam o presidente de autoritarismo.

A principal preocupação dos servidores é o risco de manipulação dos dados, já que o IBGE+ contrataria funcionários sob regime CLT e poderia receber recursos de empresas privadas. Eles temem que isso comprometa a transparência das pesquisas realizadas, gerando protestos e pedidos pela exoneração de Pochmann.

Pochmann argumenta que a fundação é essencial para driblar a falta de recursos do IBGE. No entanto, sua nomeação foi criticada desde o início, principalmente por sua falta de experiência e sua proximidade com o Instituto Lula, além de elogios ao modelo chinês de estatísticas, considerado pouco transparente.