A data ainda não foi divulgada, parlamentares com quem tive contato não sabem quando será realizada a sessão que elegerá o próximo Presidente da Câmara Municipal de Tailândia para o Biênio 2023-2024. Lauro Hoffmann, do MDB, é o atual presidente, dois mandatos a frente da casa, e cotado como futuro prefeito de Tailândia por alguns, entregará o comando do parlamento após uma gestão onde soube manter as coisas em ordem, e pelo menos exteriormente pacificada, sem oposição.
Quem será o próximo presidente?
É natural governadores usarem de influência e toda força a sua disposição para elegerem presidentes nas assembleia legislativas, de igual modo também é natural um prefeito fazer uso de seus recursos disponíveis para determinar a escolha de um presidente que não lhe cause problemas, tendo em vista que uma Câmara Municipal pode tornar a vida de um gestor em um verdadeiro inferno a medida que ela de fato fiscaliza, principalmente. Sendo assim, um presidente que não abra as portas para tensão, que não abra espaço para oposição se articular com certo grau de força, e que se esforce para manter bem longe qualquer conflito é por demais salutar para um prefeito.
Mas
Tentando responder a pergunta. É temerário dizer que será esse ou aquele dentro de 12 possibilidades, porém alguns nomes figuram com potencial como Adauto Felipe, do PDT, pois se existe um vereador que é defensor do Prefeito em Tailândia esse é o Adauto, confiança e o que chamam de fidelidade é importante nessas horas. Lorena Lima, do MDB, mas esta precisaria de uma combinação de variáveis matemáticas (alianças, forte poder de articulação e convencimento), apontaria Enfermeiro Pedro, do PDT, Nazilda, do Podemos, e Raimunda Rodrigues, do MDB.
Quem poderia vir a ser?
Dos 12 parlamentares que podem se tornar presidente, isso porque Lauro Hoffmann não pode concorrer. O que destaco como o que reúne condições das mais diversas para o cargo é o vereador Nilviano Santos, do PSDB, com quem costumo debater calorosamente. Porém pela capacidade intelectual e visão política que possui, considero que ainda está devendo, entregou muito pouco para sociedade tailandense. Pois espera-se dele um mandato mais prepositivo e mais próximo da sociedade, levando em consideração sua formação, liderança espiritual e firmeza de caráter. Não estou colocando o parlamentar acima de nenhum outro, entretanto a quem muito fora dado, muito será exigido.
Finalmente, tudo pode acontecer, inclusive o de nenhum desses que mencionei se tornarem presidente. Contudo, desejo que o novo presidente ou presidenta faça um mandato honroso e voltado para os interesses da sociedade tailandense.