RJ teve mais de 13 mil tiroteios ou disparos de arma de fogo em dois anos

0
Dados são do aplicativo Fogo Cruzado e contabilizam casos no Rio e na Região Metropolitana. Levantamento foi obtido pela GloboNews.

Em dois anos, a capital carioca e a Região Metropolitana do Rio registraram 13.287 tiroteios ou disparos de arma de fogo. Os dados são do aplicativo Fogo Cruzado e obtidos pela GloboNews. A média é de 18 casos por dia.

Em maio deste ano, foram 903 casos, o que dá uma média de 29 tiroteios diários. Na Região Metropolitana, o mês com mais tiroteios com mortes foi o de março deste ano: 163 casos. Em janeiro, houve 157 casos de tiroteios com feridos.

A capital lidera os registros de confrontos. São 8.705 no Rio, contra 1.188 em São Gonçalo, 691 em Niterói, 551 em Duque de Caxias e 531 em Belford Roxo.

“A gente precisa entender que nossos dados também mostram que a priorização não precisa ser, necessariamente, um aumento de policiamento. Às vezes, um aumento de policiamento gera mais confrontos e vai piorar a qualidade de vida da população. Muitas vezes o que a gente precisa é de uma política preventiva e de controle de armamentos”, diz Maria Izabel Couto, socióloga e gestora do laboratório de dados Fogo Cruzado.

Na segunda, um estudo do Observatório da Intervenção do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes mostrou que, durante a intervenção federal, aumentaram as chacinas e as apreensões de fuzis diminuíram.

“Muito tiroteio, pouca inteligência”, conforme resumiram os pesquisadores.

“O resultado é o aumento daquilo de que a população tem mais medo: bala perdida, fogo cruzado e tiroteio. Até agora, a presença das Forças Armadas não resultou na percepção de que a segurança do Rio melhorou depois da intervenção”.

Curta nossa página no Facebook!

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here