SÉRIE “POR DENTRO DA 1ºGUERRA MUNDIAL” – CAUSAS DA GUERRA

0

Por Taciano Cassimiro

Em nosso Por Dentro da 1º Guerra Mundial falaremos hoje sobre “As Causas da Guerra“.

A 1º Guerra Mundial foi a sexta das guerras mais mortais da história humana com cerca de 20 a 65 milhões de mortos, com cerca de 30 milhões de feridos entre civis e militares. A guerra mais mortal foi a 2º Guerra Mundial com cerca de 40 a 72 milhões de mortos em seis anos de conflito, mais isso é uma outra história.

A 1º Guerra aconteceu entre os anos de 1914 e 1918. Mas antes da guerra rolar foi preciso haver um contexto, um terreno fértil, uma série de acontecimentos, que serviram porque não dizer de “ingredientes” para o acirramento entre nações e assim deixar um clima cada vez mais tenso e perigoso, que ameaçava a paz mundial.

Disputas imperialistas

– A partilha das terras da África e Ásia, na segunda metade do século XIX, gerou muitos desentendimentos entre as nações europeias. Enquanto Inglaterra e França ficaram com grandes territórios com muitos recursos para explorar, Alemanha e Itália tiveram que se contentar com poucos territórios de baixo valor. Este descontentamento ítalo-germânico permaneceu até o começo do século XX e foi um dos motivos da guerra, pois estas duas nações queriam mais territórios para explorar e aumentar seus recursos.

Disputas pelo mercado internacional

A concorrência econômica entre os países europeus acirrou a disputa por mercados consumidores e matérias-primas. Muitas vezes, ações economicamente desleais eram tomadas por determinados países ou empresas (com apoio do governo);

Destacamos os movimentos nacionalistas europeu:

  • O Pan-Eslavismo – sob a liderança até certo ponto da Rússia desejava a união de todos os povos eslavos (sérvios, os tchecos, os russos e bielo-russos, os polatos, os croatas, os búlgaros, os ucranianos, os macedônios, os eslovenos e eslovacos, e os lusácios) da Europa central;
  • O Pan-Germanismo – desejava anexar à Alemanha os territórios da Europa Central onde viviam os germânicos (Os povos germânicos habitavam o norte da Europa, onde hoje estão localizados países como a Alemanha, Áustria, Dinamarca, Noruega, Suécia, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Reino Unido e parte da França). Essa ideologia ganhou grande força com o sentimento nacionalista alemão, e logo depois com a unificação da Alemanha em 1871.

Em todos estes movimentos a ideia de expansão territorial estava presente.

E para agravar a situação ainda havia o revanchismo francês que estava super, mais super ressentidos com Alemanha por haver perdido os territórios da Alsácia-Lorena na guerra franco-prussiana em 1871.

Resultado de imagem para 1 guerra mundial
Aviões de guerra da Alemanha usados em combate durante a 1º Guerra Mundial

Vale lembrar que o território da Alsácia-Lorena não era qualquer terrinha, o território era rico em minério de ferro e carvão. Então a França tinha motivos de sobra para desejar derrotar os alemães mais cedo ou mais tarde.

Havia nessa época um clima de rivalidades, é o que os historiadores chamam de Paz Armada. Uma verdadeira corrida armamentista se iniciara. É preciso fazer se armar, é preciso se fortalecer, é preciso fazer alianças políticas.

Alianças Políticas é o que veremos no próximo capítulo!

*No último capítulo apresentaremos uma lista de referências bibliográficas

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here